09/08/2010 - 17h00

Dilma inicia arrecadação na web e usa popularidade de Lula para atrair doadores

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), iniciou nesta segunda-fera (9) o recebimento de doações pela internet, as quais podem ser feitas no site oficial de campanha da petista.

A ex-ministra da Casa Civil é a segunda presidenciável a receber contribuições pela rede mundial de computadores. Na última sexta-feira (6), Marina Silva (PV) inaugurou a modalidade. A possibilidade de doações pela internet foi criada com a minirreforma eleitoral, que entrou em vigor no ano passado.

No texto que convida os internautas a doarem, o coordenador financeiro da campanha, José de Filippi, cita a "aprovação popular de 85%" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para estimular o aporte de dinheiro.

"Precisamos seguir com a transformação que Lula iniciou. Temos uma grande responsabilidade nas eleições", anota o tesoureiro. "Contribuir para as campanhas é uma forma concreta de compartilhar a responsabilidade pelo futuro do país. Ampliar o número de doadores, disseminar essa prática de cidadania torna mais democrático o processo eleitoral", escreve.

Os apoiadores de Dilma poderão repassar qualquer valor a partir de um mínimo de R$ 13, 00 - uma referência ao "13" do PT nas urnas. Para doar, é preciso fornecer número de CPF, endereço, telefone, email e dados do cartão de crédito.

A legislação, no entanto, fixa como valor máximo de contribuição o equivalente a 10% da renda bruta do doador no ano anterior. Cartões de crédito corporativos ou emitidos no exterior não poderão ser utilizados. Os nomes de todos os doadores serão informados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), bem como o número do CPF e as quantias doadas.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host