09/08/2010 - 11h57

DEM vai processar senadora Ideli Salvati por suposta elaboração de dossiê

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O presidente nacional do DEM, o deputado Rodrigo Maia, anunciou neste domingo (8) que o partido vai encaminhar uma representação contra a senadora Ideli Salvati (PT-SC) no Conselho de Ética do Senado para apurar as denúncias veiculadas na edição desta semana da revista Veja.

Em entrevista à revista, o advogado Gerardo Xavier Santiago, gerente-executivo da Previ entre 2003 e 2007, diz ter recebido ordens do ex-presidente da Previ Sérgio Rosa para produzir dossiês contra rivais do PT, entre eles o candidato do PSDB à presidência, José Serra, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o deputado federal ACM Neto e a modelo Marina Mantega, filha do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Segundo a reportagem, durante a CPI dos Correios, a senadora teria usado informações de um dossiê preparado ilegalmente na Previ, para atacar o deputado ACM Neto, que também integrava a comissão.

“Vamos tomar medidas judiciais, policiais e congressuais para investigar mais essa imoralidade patrocinada pelo PT”, disse Rodrigo Maia.

Além da representação contra a senadora por quebra de decoro parlamentar, o DEM também entrará com uma interpelação judicial contra o ex-presidente da Previ, Sérgio Rosa, e Gerardo Santiago, para que ambos sejam convidados a falar, no Senado ou na Câmara, sobre como se deu a elaboração dos dossiês e quem participou das investigações.

Procurada pelo UOL Eleições, a assessoria de Ideli Salvati disse que a senadora ainda não tem conhecimento da representação do DEM e que ela não vai comentar a reportagem da revista.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host