09/08/2010 - 13h49

ACM Neto vai pedir para PF abrir inquérito sobre dossiês contra tucanos e democratas

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O deputado federal ACM Neto (DEM-BA) irá nesta terça-feira (10) à sede da PF (Polícia Federal), em Brasília, para pedir a abertura de um inquérito para investigar as acusações do advogado Gerardo Xavier Santiago, de que o ex-presidente da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) Sérgio Rosa era quem comandava a elaboração de dossiês contra filiados do PSDB e DEM, a pedido do PT.

Até esta terça-feira, a defesa do parlamentar deve entrar também com uma ação na Justiça pedindo que Rosa e Santiago confirmem a informação dada pelo advogado à revista Veja desta semana. De acordo com reportagem da revista, o gabinete da presidência da Previ era utilizado como “centro de montagem dos dossiês” contra ACM Neto, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC) e a modelo Marina Mantega, filha do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A intenção de Neto é que Rosa e Santiago apresentem os supostos textos e os documentos contra ele.

Nesse domingo, o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), informou que irá encaminhar uma representação contra a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) no Conselho de Ética para apurar as denúncias da reportagem, na qual a petista é apontada por ter pedido a Rosa que encontrasse informações que pudessem incriminar ou trazer à tona informações prejudiciais de ACM Neto.

Ideli Salvatti foi procurada pelo UOL Eleições, mas não respondeu. Sua assessoria afirma que ela está em gravação de propaganda eleitoral até às 17h e não informa a versão da senadora sobre o assunto. A assessoria de imprensa do PT não se pronunciou oficialmente e ainda não informou se irá se manifestar sobre as novas denúncias.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host