08/08/2010 - 14h42

Pioneira, campanha de Marina passa a receber doação de eleitores pela internet

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os apoiadores da candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência da República já podem doar dinheiro para a campanha da ex-ministra do Meio Ambiente pela internet.

O sistema de arrecadação online de recursos para a candidata começou a funcionar na última sexta-feira (6) - o primeiro entre o dos principais concorrentes ao Palácio do Planalto. A campanha de Dilma Rousseff (PT) deve estrear o mecanismo nesta segunda-feira (9).

A possibilidade de doações online para candidatos foi introduzida pela minirreforma eleitoral, sancionada em setembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo nota divulgada pela assessoria de Marina, será possível doar qualquer valor a partir de R$ 5,00. Ao ingressar no sistema, o internauta terá de fornecer número de CPF, endereço, telefone e dados de seu cartão de crédito.

O doador terá ainda um recibo para comprovar a doação, que deverá ser declarada à Receita Federal no próximo Imposto de Renda. Pessoas físicas poderão doar até 10% da renda bruta declarada ao Fisco no ano anterior.

A campanha informará ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) os nomes de todos os doadores, bem como o número do CPF e as quantias doadas.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host