06/08/2010 - 01h09

Tucanos criticam atuação de Dilma; para Guerra, gaguejo de petista foi "intelectual"

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Ao final do primeiro debate entre os principais candidatos à Presidência, a comitiva do PSDB, formada pelos principais nomes do partido em São Paulo e em âmbito nacional, comemorou o desempenho do candidato José Serra, que pode mostrar estar "mais preparado", nas palavras do candidato tucano ao governo paulista, Geraldo Alckmin (PSDB).

O senador e coordenador de campanha de Serra, Sérgio Guerra (PSDB), disse que a candidata do PT, Dilma Rousseff, mostrou não ter criatividade. "Ela [Dilma] não é criativa. Só sabe falar de acertos do governo que ela fez parte. E só. Isso não dá certo", disse Guerra, que ainda ironizou os gaguejos de Dilma ao longo do debate. "Foram gaguejos intelectuais e vocais", disse.

O candidato a vice na chapa de José Serra, deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), também elogiou o desempenho de Serra, considerando-o "positivo", e disse que Dilma errou ao jogar todos os erros para o governo FHC. Costa minimizou sua pouca experiência em grandes debates. "Já cumpri quatro mandatos, isso aqui é igual", disse. Sobre a pesquisa CNT/Sensus divulgada nessa quinta-feira (05) - no qual Dilma aparece com 41,6%, Serra com 31,6% e Marina com 8,5% - Costa disse que não se preocupa. "A gente ganha na urna", disse.

Para o ex-governador de Minas Gerais e candidato ao senado Aécio Neves (PSDB), o debate não faz tanta diferença no quesito pesquisas, mas a partir de agora, começa "uma construção dos candidatos na cabeça do eleitor", o que torna os debates "importantes".

Sobre o desempenho dos candidatos, o mineiro preferiu comentar o de Dilma. "Ela perdeu ao tentar vincular tudo [críticas e números negativos] ao governo anterior. Eram governos diferentes, em cenários diferentes", disse.

Com relação ao seu papel na campanha nacional, Aécio diz que virá mais vezes para São Paulo e que Alckmin e Serra, a partir de agora, irão bastante a Minas. "Tenho que estar lá para recebê-los, ainda mais que o Serra vai morar em Minas agora", brincou o mineiro.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host