05/08/2010 - 19h02

Dilma vê pesquisa com otimismo e prevê tendência de crescimento

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira (5) que vê com otimismo os dados da pesquisa CNT/Sensus que a colocam com cerca de dez pontos de vantagem sobre seu principal rival, o tucano José Serra. A petista considerou os números “interessantes” por indicarem trajetória de crescimento, mas rejeitou “soberba”, “oba-oba” ou “já ganhou”.

A presidenciável convocou entrevista em um hotel do centro de São Paulo horas antes do primeiro debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto, na TV Bandeirantes. Dilma, Serra, e a candidata do PV, Marina Silva, têm se esforçado para manter uma agenda pública que renda material para inserções diárias de 50 segundos no Jornal Nacional, da TV Globo.

Dilma afirmou sobre a pesquisa que a aponta na liderança: “É uma situação que a gente considera com otimismo. Mas é preciso muita paciência, humildade”. E completou: “A pesquisa é um diagnóstico do momento. Não dá a possibilidade de dizer o que vai acontecer. A pesquisa é interessante muito mais pela tendência do que pelo resultado. Mas é preciso cautela."

Questionada sobre se vê chances de ser eleita no primeiro turno, a petista respondeu: “Não acho bom para minha campanha colocar essa questão. Temos que ter respeito pelo eleitor”. Em outro evento na capital paulista, Serra evitou responder sobre a pesquisa que o aponta com 31,6%, em segundo lugar.

A preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que durante sua campanha não vai priorizar agenda pública nem programas de televisão. “A gente é obrigado a fazer tudo. Vai ter que gravar programa, mas para mim importa muito percorrer o Brasil. Vou ter de dar várias entrevistas. A campanha vira um turbilhão, mas é menos exaustivo do que ser chefe da Casa Civil”.

Debate
Nesta noite os presidenciáveis enfrentarão não apenas um ao outro, mas também a concorrência pela audiência da partida entre São Paulo e Internacional, pela semifinal da Copa Libertadores da América, marcada para o mesmo horário. O confronto será realizado no estádio do Morumbi, que fica a poucos quilômetros da sede da TV Bandeirantes.

Dilma, que se diz colorada, pediu a atenção dos torcedores. “Sei que muita gente vai fazer aquele negócio: controle remoto para um lado e para o outro. Espero que o telespectador nos prestigie”, disse. Em tom de brincadeira, a candidata afirmou que poderá “fazer olho comprido” para os câmeras e para a plateia para saber sobre o andamento da partida no Morumbi.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host