05/08/2010 - 23h40

Dilma questiona Serra sobre programas do governo Lula; tucano lembra FHC

Carlos Bencke e Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

No início do terceiro bloco do debate na TV Bandeirantes, nesta quinta-feira (5), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, perguntou ao candidato do PSDB, José Serra, o que ele pensava sobre dois programas criados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: o da indústria naval e o Luz para Todos.

O tucano disse que não tinha objeções quanto ao programa de incentivo à indústria naval. “O que desejo é que se fabrique tudo o que um navio precisa aqui e não que seja tudo importado como acontece nesse governo”, afirmou.

Sobre o Luz para Todos, Serra disse ser um bom programa financiado pelos consumidores. “Quero lembrar que ele [o programa Luz para Todos] é um prolongamento de um programa do governo Fernando Henrique [Cardoso]”, afirmou, referindo-se ao programa Luz no Campo.

Na réplica, Dilma sustentou que os dois programas são diferentes. “O Luz no Campo conseguiu 500 mil ligações, [...] enquanto o luz para todos chegou a 2 milhões de ligações”, afirmou.

Serra voltou a questionar Dilma, desta vez sobre o fim dos mutirões da saúde - o que classificou repetidamente como "crueldade". A petista evitou o confronto. "Eu não sou contra mutirões. Acho que é só uma medida de urgência. Não pode ser a nossa característica na política de saúde", afirmou.

"Nós temos uma diferença ao encarar o que deve ser feito na área de saúde. Devemos tornar o sistema público robusto", completou. Depois de ouvir Dilma e Serra comentarem sobre a área, o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, foi irônico.

"Isso tudo que tem aí é quinquilharia. é solução pela metade", afirmou.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host