04/08/2010 - 09h39

PSOL lidera em número de candidatos a governador e a senador no Brasil

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) é a legenda com maior número de candidatos ao cargo de governador nas eleições gerais de outubro. De acordo com a Estatística Cargo/Partido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSOL tem 24 candidatos concorrendo ao cargo em diversos Estados brasileiros. O partido também tem o maior número de candidatos ao cargo de vice-governador: 24.

Em segundo lugar, aparece o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), com 18 candidatos aos governos estaduais e 19 ao cargo de vice-governador. Em terceiro, está o PCB (Partido Comunista Brasileiro), com 17 candidatos a governador e a vice.

Senado

Para o cargo de senador, a situação se repete, pelo menos nos dois primeiros lugares. O PSOL tem 38 candidatos e o PSTU, 28. Na sequência, vêm o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), com 23 concorrentes, e o PT (Partido dos Trabalhadores), com 22. No total, 268 candidatos de 26 legendas disputam vagas no Senado.

Os partidos com menor número de candidatos ao Senado são PTN (Partido Trabalhista Nacional), com um; PSDC (Partido Social Democrata Cristão), com dois; e PTC (Partido Trabalhista Cristão), PTB (Partido Trabalhista do Brasil), PRB (Partido Republicano Brasileiro) e PMN (Partido da Mobilização Nacional) com três, cada.

Governador

Entre os partidos políticos com menor número de candidatos aos governos de Estado, estão PCdoB (Partido Comunista do Brasil), PHS (Partido Humanista da Solidariedade), PRP (Partido Republicano Progressista), PSC (Partido Social Cristão), PSDC, PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil) e PTC, todos com um concorrente apenas.

Para vice-governador, também registram apenas um candidato ao cargo o PHS, o PRB, o PTN e o Partido Social Liberal (PSL).

Deputado Federal

Neste ano, existem 5.930 mil candidatos a vagas na Câmara dos Deputados. As legendas com mais candidatos ao cargo de deputado federal são PV (Partido Verde), com 434; PMDB, com 419; e PT, com 365. As que apresentam menor número de candidatos são PCO (Partido da Causa Operária), com oito; PCB, com 30; e PSTU, com 38.

As informações são da Agência de Notícias das Eleições 2010, do TSE.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host