03/08/2010 - 07h00

Oito dos dez deputados mais faltosos de 2010 vão disputar as eleições em outubro

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Atualizada às 15h30

Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco revelou o nome dos 10 deputados federais mais faltosos no primeiro semestre de 2010. Dentre eles, que juntos somaram 433 faltas nas 59 sessões deliberativas realizadas entre fevereiro e julho deste ano, sete são candidatos à reeleição e um, a uma vaga no Senado.

O deputado federal Affonso Camargo, do PSDB-PR é o campeão de faltas. Das 59 sessões, compareceu apenas a sete. Candidato à reeleição – se eleito será o seu quinto mandato consecutivo como deputado federal -, o parlamentar justificou as ausências devido a problemas de saúde.

Segundo o assessor de Camargo, desde o início do ano o deputado, que tem 81 anos, vem se submetendo a um tratamento para varizes no estômago, incluindo sessões semanais de endoscopia. A assessoria afirma que todas as ausências foram justificadas com exames e relatórios médicos, e que o deputado está em plena condição de assumir mais quatro anos na Casa, se eleito.

Os 10 mais faltosos do Congresso

DEPUTADO PARTIDO - UF FALTAS
Affonso Camargo PSDB-PR 52
Zé Vieira PR-MA 49
Jader Barbalho PMDB-PA 47
José Aníbal PSDB-SP 45
Severiano Alves PMDB-BA 44
Marina Maggesi PPS-RJ 43
Ciro Gomes PSB-CE 34
Alexandre Silveria PPS-MG 39
Bispo Gê Tenuta DEM-SP 40
Nice Lobão DEM-MA 40

O segundo da lista dos que mais faltaram é Zé Vieira (PR-MA) com 49 faltas, também candidato à reeleição. O UOL Eleições entrou em contato com o gabinte do deputado mas a assessoria não retornou para explicar o motivo das faltas até o fechamento da matéria.

O deputado Jader Barbalho, do PMDB-PA, foi o terceiro na lista de mais faltosos, com 47 ausências. Neste ano, ele vai disputar as eleições para senador. A sua candidatura, no entanto, apresenta um pedido de impugnação que dever ser julgado até o dia 5 de agosto, prazo final para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de todos os Estados brasileiros deferirem ou indeferirem as candidaturas.

Desde o dia 8 de junho até 14 de julho, o deputado não comparece às sessões no Plenário. Há justificativas para quase todas as ausências, exceto as últimas quatro. A assessoria do deputado não soube justificar o motivo das faltas.

Outro peemedebista na lista é o deputado Severiano Alves, da Bahia. Mesmo estando presente em apenas 15 sessões, ele sairá candidato a reeleição. Como justificativa, a assessoria do parlamentar alegou que o deputado passou por uma intervenção cirúrgica e ficou um período de licença no período de 3 de março até 1º de maio de 2010 (60 dias).

Nice Lobão (DEM-MA), mulher do ex-ministro das Minas e Energia do governo Lula, Edison Lobão, teve 40 faltas e também tentará manter o cargo no Congresso Nacional. A democrata justificou as ausências devido a um problema na coluna. De acordo com a assessoria da deputada, ela passou por uma cirurgia em março e, por isso, esteve presente apenas em votações mais importantes.

Alexandre Silveira, do PPS-MG, candidato à reeleição, registrou 39 faltas, ou seja, participou apenas de 20 sessões. A assessora do deputado está de licença médica e a reportagem não conseguiu localizá-lo para justificar as faltas.

Bispo Gê Tenuta (DEM-SP), que compareceu a apenas 19 das 59 sessões, também será candidato à reeleição na Câmara federal, mas pelo DEM da Bahia, por ter mudado de domicílio eleitoral. A assessora do Bispo não soube informar, "no momento", o motivo das ausências do candidato nas sessões.

Ano eleitoral

José Aníbal (PSDB-SP) aparece em quarto lugar com 45 faltas. “Deixei de estar presente, mas não deixei de ir às votações importantes como o Ficha Limpa”, disse o deputado ao UOL Eleições. Segundo ele, o convite para ser coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin (PSDB), candidato ao governo de São Paulo, é o motivo da maioria das ausências.

Mesmo se dividindo entre as votações da Casa e a campanha do tucano, Aníbal diz que se mantém “sintonizado” com o Congresso e acredita que seu desempenho na visão do eleitor está bem avaliado. “Pelo menos eu espero que esteja”, brincou o deputado, que afirma ter apresentado justificativa para todas as ausências.

Ausentes fora do pleito

Ciro Gomes (PSB-CE), com 34 faltas, e Marina Maggesi (PPS-RJ), com 43 faltas, são os únicos da lista que não tentarão disputar nenhum cargo.

Marina alegou estar “descontente com a política” e Ciro até tentou sair candidato à Presidência, mas foi barrado pelo próprio partido, que pertence à base aliada à candidata Dilma Rousseff (PT). Ele ocupa o sétimo lugar na lista, com 34 ausências. O UOL Eleições tentou entrar em contato com a assessoria do deputado, mas não houve retorno.

No total, durante o primeiro semestre deste ano, o número de faltas foi de 7.657, quase o dobro do registrado no primeiro semestre de 2009 (4.892 faltas), e maior que o registrado durante todo o ano de 2008 (7.643 faltas).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host