30/07/2010 - 07h00

"Exilado" publica vídeos de humor anti-Dilma e ganha seguidores na web

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os petistas empolgados com o publicitário do interior de Goiás que parodiou um sucesso de Lady Gaga para defender a candidatura à Presidência de Dilma Rousseff ganharam um adversário de sucesso equivalente. Identificado como “Exilado”, um internauta crítico do PT faz sucesso na internet com vídeos humorísticos que têm a ex-ministra-chefe da Casa Civil como personagem principal.

Na série intitulada “Direto ao Assunto”, o internauta, que diz ser um publicitário gaúcho habitante de Curitiba há três anos, faz piadas com declarações de Dilma sobre o nome de seu futuro neto; literatura, meio-ambiente; futebol; formação do ministério caso seja eleita; e saneamento básico. O vídeo no qual a petista fala sobre o último livro que leu tinha mais de 250 mil acessos em três meses até esta quinta-feira (29).

Mais cáustico do que o autodenominado Dilmaboy – cuja paródia foi vista por pelo menos 185 mil pessoas em um mês -, “Exilado” usa recursos de edição e também declarações sem cortes para mostrar uma candidata que divaga antes de dar suas respostas. “Os vídeos na integra são extensos demais e o timing da comédia se perderia”, disse o publicitário ao UOL Notícias em uma entrevista por email. “Isso não quer dizer que há uma manipulação, uma descontextualização.”

Embora negue ser filiado a qualquer partido e descarte a ingerência de grupos políticos no conteúdo de seus vídeos, "Exilado" demonstra, em seu perfil no Twitter, ser um forte crítico do PT e ter afinidade com o candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

O primeiro vídeo da série foi publicado em 28 de abril. O último deles, no dia 21 de julho, exatamente para ironizar o publicitário pró-Dilma. Abaixo seguem as respostas de “Exilado”, que se disse impedido de conceder entrevista por telefone ou pessoalmente.

UOL Notícias - Por que você não pode conceder entrevistas por telefone ou pessoalmente?

Exilado - Por um motivo simples. Como publicitário, trabalho com pessoas de várias correntes de pensamento, algumas até filiadas a grupos políticos. Tenho algumas posições bastante claras sobre determinados assuntos e isso prejudicaria o meu relacionamento pessoal com elas. Para alguns, é quase um crime discordar do governo. O patrulhamento é muito forte. Mas isso são os motivos profissionais. Existem os pessoais também. A minha sogra, por exemplo, é funcionária pública e simpatizante do PT. Se descobrir que sou o autor desses vídeos provavelmente a minha relação ficará estremecida, então prefiro ficar anônimo.

UOL Notícias - Pode dizer algum dos seus nomes e se você é mesmo de Curitiba? Sua profissão?

Exilado - Sou formado em publicidade, nasci no Rio Grande do Sul e moro há 3 anos em Curitiba.

UOL Notícias
- Como surgiu a ideia dos vídeos? Alguém te ajuda a montá-los, seja com custo seja com aparelhos de edição?

Exilado - O Canal do YouTube existe desde 2006 e foi criado com o intuito de arquivar os vídeos de um blog homônimo que criei nessa época, o “Exilados na Rede”. Estava sem atualizações até que, após assistir ao lançamento do site oficial da Dilma, transmitido ao vivo, decidi que aquele circo todo deveria ser mostrado a mais gente. Sabe, aquele aparato todo, as perguntas previamente combinadas, resultaram numa apresentação cômica. Não poderia deixar passar em branco. Quanto aos custos de produção, hoje com um computador razoável e um bom software de edição você pode fazer muita coisa. Não precisa mais do que isso. O resto é conhecimento técnico.

UOL Notícias
- Você é filiado a algum partido político?

Exilado - Nunca me filiei a partido político.

UOL Notícias
– Qual foi seu voto nas últimas eleições?

Exilado - Na última eleição justifiquei o meu voto, pois estava trabalhando longe do meu domicílio eleitoral.

UOL Notícias - O PSDB tem alguma relação com o seu trabalho?

Exilado - O "Exilado" existe desde 2006, é criação minha e tenho total autonomia sobre ele. Não sofro ingerência de partido algum.

UOL Notícias - Você já fez peças de humor antes? Tem alguma outra que não seja sobre política?

Exilado - Nunca, mas depois que descobri essa matéria-prima toda penso seriamente em continuar nessa área.

UOL Notícias - Você se inspirou em algum programa humorístico? Talvez o CQC, da TV Bandeirantes? Se inspirou no talkshow do apresentador americano David Letterman, que fazia piada com os discursos do presidente George W.Bush?

Exilado - Sempre carregamos informações do que assistimos e mesmo inconscientemente acabamos aplicando ao nosso trabalho. Mas, embora reconheça a similaridade da narrativa de alguns deles, creio que a forma é decorrente da minha experiência com edição e pós-produção. Trabalho com isso há algum tempo.

UOL Notícias - Falta perguntar algo que você gostaria de contar? Se faltar, o que é?

Exilado - A principal razão para a popularidade dos vídeos é que as situações são verídicas. Eu simplesmente exponho o processo de construção de uma candidatura. A armação política. Algumas pessoas reclamam dizendo que os vídeos foram editados, manipulados. A edição se faz necessária porque os vídeos na integra são extensos demais e o timing da comédia se perderia. Isso não quer dizer que há uma manipulação, uma descontextualização do assunto tratado. Sempre cuido para manter o sentido daquilo que foi dito. As perguntas expressas no slide de abertura são as mesmas que foram feitas durante as entrevistas. A sequência também não é manipulada. O vídeo mais popular que trata sobre literatura, por exemplo, na íntegra ele é pior do que o trecho que apresentei. A tentativa de construir uma falsa imagem sobre a candidata é ainda mais nítida. Quem ainda insistir nessa tese pode procurar os vídeos completos disponibilizados nos canais oficiais da candidata.

UOL Notícias
- Tem ideia de quantos seguidores no Twitter você ganhou por conta dos vídeos?

Exilado - Todos.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host