29/07/2010 - 00h07

Dilma e Lula reforçam agenda contra vantagem de Serra no Sul

João Guedes
Do UOL Eleições
Em Porto Alegre (RS)

Em desvantagem nas pesquisas em relação ao tucano José Serra entre os eleitores do Rio Grande do Sul, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, concentra a campanha no Estado nesta semana, com o reforço da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando obras de estradas e habitação.

O desafio é reverter o quadro apontado pelo Datafolha no último final de semana. Levantamento encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo Grupo RBS indica Serra com 46% da preferência dos eleitores do RS, contra 33% de Dilma e 8% de Marina na pesquisa estimulada.

A maratona começa na quinta-feira (29) pela manhã. Na capital gaúcha, Lula vai se dedicar a eventos para confirmar medidas cujo apelo se estende da Região Metropolitana ao interior gaúcho.

Serão assinados convênios com prefeituras da região para empreendimentos de moradia popular do programa Minha Casa, Minha Vida. Também será assinada ordem de serviço para duplicação da BR-386 – principal ligação entre Porto Alegre e o Norte do Estado – em trecho de 33,8 quilômetros entre os municípios de Tabaí e Estrela.

A sequência de anúncios segue ainda em Porto Alegre, com o lançamento de licitação para duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, e se estende à tarde, quando Lula participa de cerimônia de entrega de máquinas agrícolas a agricultores familiares em Santa Cruz do Sul (a 179 quilômetros de Porto Alegre).

No fim da tarde de quinta-feira, Dilma chega a Porto Alegre para participar de um comício no Ginásio Gigantinho. Vai discursar ao lado de Lula e do candidato petista ao governo gaúcho, o ex-ministro Tarso Genro. É a primeira vez que o presidente e a ex-ministra participam juntos de uma atividade no Estado desde o início do período oficial de campanha.

No dia seguinte, Lula segue para o interior gaúcho. Vai a Santana do Livramento (a 500 quilômetros de Porto Alegre), na fronteira com o Uruguai, para encontro com o presidente do país vizinho. Dilma, por sua vez, tem café da manhã com prefeitos, vereadores e deputados dos partidos membros da coligação nacional, reforçados por líderes locais de PTB e PP. Na reunião, Dilma deve pedir engajamento na campanha e afinar o discurso em torno da candidatura no interior gaúcho.

O coordenador da campanha de Dilma no RS, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, afirma que a presença da ex-ministra e de Lula no Estado na quinta e na sexta-feira fazem parte do esforço de campanha para angariar votos nos estados do Sul. Mas admite, entretanto, que a vantagem de Serra nas pesquisas também motivou a elaboração do roteiro. “Onde estamos perdendo, temos de ir atrás para ganhar”, disse Vanazzi.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host