29/07/2010 - 16h47

Dilma diz que Ciro tem liberdade para apoiá-la "como quiser"

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, elogiou o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), salientou o sentimento de amizade que sente pelo parlamentar e afirmou que espera o seu apoio. “Ele tem absoluta liberdade para fazer o que quiser. Eu não exijo nada, não peço nada”, disse a candidata.

“Foi um encontro pessoal. Eu sou amiga do Ciro, eu respeito o Ciro e tenho em relação a ele uma intensa consideração porque Ciro foi uma pessoa leal para nós naquela hora que a gente mais precisava”, disse Dilma, em referência aos problemas enfrentados pelo PT na época do mensalão.

Mais cedo, na saída do encontro, Ciro disse seguirá a orientação do partido em apoiar a candidata. "Nunca isso esteve em discussão [apoio político]. Meu partido tem uma posição formal e eu sou disciplinado", afirmou. O deputado chegou a se lançar pré-candidato à Presidência, mas o PSB decidiu pelo apoio à chapa do PT e abortou o projeto.

Questionado se participaria dos programas eleitorais de Dilma na TV, o parlamentar resistiu a responder e confidenciou que a decisão dependeria de seu "entusiasmo".

Depois do encontro de cerca de duas horas na casa alugada pelo PT em região nobre de Brasília, Dilma partiu para Porto Alegre onde deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial pelo Rio Grande do Sul.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host