26/07/2010 - 15h38

Em almoço com empresários, Serra acusa Chávez de abrigar as Farc

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Serra em almoço com empresários nesta segunda-feira (26), em São Paulo

    Serra em almoço com empresários nesta segunda-feira (26), em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência José Serra disse nessa segunda-feira (26) que é "inegável" que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tenha abrigado em seu território as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). "As árvores da Floresta Amazônica são as principais testemunhas [de que a Venezuela abriga as Farc]", disse o tucano.

"É inegável que o Brasil sempre simpatizou mais com Hugo Chávez. E é inegável que Chávez abriga essas Farcs (sic)". A declaração foi dada após o presidenciável ser instado a comentar a crise entre Colômbia e Venezuela, durante almoço com cerca de 500 empresários do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo.

Ainda comentando sobre as relações exteriores do Brasil, o tucano disse que o governo Lula está "fazendo filantropia com o Paraguai e a Bolívia", em referência aos reajustes concedidos pelo governo brasileiro na remuneração paga ao Paraguai pela energia de Itaipu.

Logo depois, o presidenciável foi questionado por uma repórter paraguaia sobre o relacionamento com o país vizinho em um eventual governo do tucano. "Será um relacionamento de países irmãos, vizinhos. Os termos da negociação [com o governo paraguaio] não são corretos. O Brasil já paga [ao governo paraguaio] o dobro do que paga à Itaipu brasileira".

Serra também criticou a postura do governo petista em relação a Cuba. "O Brasil é amigo de Cuba? Pois bem, use essa amizade para libertar presos políticos e não para deixar esse problema para a Espanha".

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host