24/07/2010 - 08h39

Pesquisa Datafolha: Serra tem 37%, contra 36% de Dilma

Da Redação

Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (24), mostra o candidato José Serra (PSDB) com 37% das intenções de voto, contra 36% de Dilma Rousseff (PT) e 10% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 4%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, ambos os candidatos apresentaram queda. Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma, dentro da margem de erro.

Pela primeira vez, o candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou na pesquisa, com 1%. Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Quatro candidatos dos demais partidos na disputa presidencial não atingiram 1%.

Resposta espontânea

Na intenção de voto espontânea, quando o pesquisador não exibe para o entrevistado os nomes dos candidatos, Dilma Rousseff  teve 21% das intenções de voto e se manteve estável em relação aos 22% da outra pesquisa. Já o candidato tucano José Serra tinha 19% e recuou para 16%.

Marina Silva (PV) tem crescido lentamente, partindo de 2% em abril para 3% em maio e junho, e, agora, atingindo 4%.

Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi citado pelos entrevistados: 3% responderam ter intenção de escolher o "candidato do Lula" e 1% quer um "candidato do PT".

A sondagem sobre intenção de voto espontânea apontou que os indecisos somam 46%, contra 42% no início do mês.

Quando aos índices de rejeição aos candidatos,  26% (de 24% na última pesquisa) declararam que ''não votariam no ex-governador de maneira alguma'' em José Serra.

Dilma tem 19% (antes o percentual era 20%) de rejeição. Marina é a menos rejeitada, com 13%.

Quanto às diferenças regionais, os candidatos mantiveram posições em relação a última pesquisa. Serra lidera no Sul e no Sudeste, enquanto Dilma ganha no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste.

O Datafolha realizou 10.905 entrevistas dos dias 20 a 23 deste mês com eleitores de 16 anos ou mais em 379 cidades brasileiras. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e Rede Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host