23/07/2010 - 19h30

Apenas 21% dos pedidos de candidaturas para as eleições de outubro são de mulheres

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

Dos 21.672 pedidos de candidaturas registrados na Justiça Eleitoral, 21,3% são de candidatas mulheres. Elas vão concorrer a cargos de deputada estadual (2,9 mil), deputada federal (1,2 mil), senadora (35), governadora (18) e presidente da República (2). Os homens continuam como maioria em todos os níveis de disputa de acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo as estatísticas do órgão, mais da metade dos candidatos – 53,73% - têm curso superior completo ou está cursando. Cinco candidatos que se declararam analfabetos fizeram o pedido de registro: dois para deputado estadual em Roraima, um em Mato Grosso, um no Ceará e um para deputado federal no Rio de Janeiro.

A Constituição proíbe pessoas que não sabem ler nem escrever de concorrerem a cargos eletivos. Os pedidos de registro dessas cinco candidaturas passarão ainda por julgamento da Justiça Eleitoral. Dependendo da situação, o juiz poderá pedir que o candidato faça uma espécie de prova ou declaração de próprio punho para atestar o grau de compreensão das palavras.

Entre as candidaturas cadastradas, 86,2% aguardam deferimento, 13,6% têm algum pedido de impugnação e 0,1% recebeu algum pedido de inelegibilidade. Os julgamentos das candidaturas começarão em agosto, depois do recesso do Judiciário.

Das candidaturas já consideradas inaptas, 46% foram canceladas. Em 51,9% delas houve renúncia do próprio candidato. E do total de pedidos recebidos pelo TSE, até agora, 3% já foram deferidas.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host