23/07/2010 - 12h05

Presidenciáveis aceitam regras e confirmam participação em debate UOL/Folha

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os representantes das campanhas de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) assinaram nesta sexta-feira (23), em reunião na sede da Folha de S.Paulo, documento que define as regras do debate promovido por UOL e Folha com os candidatos à Presidência. O evento está marcado para 18 de agosto, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet.

Representantes dos candidatos falam sobre debate

O debate será no teatro Tuca, em São Paulo, às 10h30. Dilma, Serra e Marina estarão frente a frente por duas horas. Metade do debate será entre os próprios candidatos fazendo perguntas entre si. Um moderador controlará o tempo. Ficou definido que o primeiro bloco de perguntas será iniciado por Marina Silva.

Na segunda parte, os três responderão a perguntas de internautas, que já podem participar enviando suas perguntas em vídeo. Ao final, Dilma, Serra e Marina responderão a perguntas formuladas por jornalistas do UOL e da Folha.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao encontro, todos os meios de comunicação interessados poderão compartilhar e transmitir o sinal de áudio e vídeo do debate. Portais de internet, emissoras de rádio, TVs e outros veículos terão amplo acesso para fazer a cobertura jornalística do evento.

O debate já conta com a participação de outros 14 veículos, que transmitirão ao vivo o debate somente pela internet, entre eles JC Online (Recife), O Povo (Fortaleza), Blog do Josias e Blog do Noblat. Todos os grandes portais de internet foram convidados a participar do debate.

A legislação impõe restrições à realização de debates em emissoras de rádio e de televisão. No caso da internet, a liberdade é plena.

Como meios de comunicação não podem formular perguntas diretamente ao plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o UOL e a Folha fizeram um pedido de esclarecimento por meio de consulta apresentada pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). O TSE liberou a web para realizar debates, sem exigir um número mínimo de candidatos convidados.

UOL e Folha definiram a faixa de 10% ou mais de intenção de votos na última pesquisa divulgada pelo Datafolha como critério para participação no debate presidencial. Assim, foram convidados Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host