19/07/2010 - 15h38

PT vai entrar com ações criminal e civil contra Indio e pedido de direito de resposta ao PSDB

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse nesta segunda-feira (19), que o PT pretende protocolar três ações, duas contra o deputado Indio da Costa (DEM), candidato a vice de José Serra (PSDB), e uma contra o PSDB, ainda não confirmada.

As ações - uma criminal contra a honra, no STF (Supremo Tribunal Federal), uma civil por danos morais e outra eleitoral, solicitando direito de resposta - são motivadas pelas declarações do deputado, que em entrevisa ao site do PSDB acusou o PT de ter ligações com o narcotráfico e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Dutra reforçou que as declarações do deputado não são verdadeiras. "Nosso objetivo é não judicializar a campanha. Queremos uma campanha de alto nível até porque o povo brasileiro espera isso, mas não vamos nos furtar de recorrer ao judiciário quando nos sentirmos ofendidos. Consideramos as declarações inaceitáveis, mentirosas".

O PT ainda não decidiu se entrará com uma ação civil contra o PSDB, pois espera que o partido se manifeste contra as declarações do democrata. Caso isso não aconteça, segundo Dutra, o PT deve formalizar a ação.

Dutra ainda criticou a postura da oposição, dizendo que gostaria que os adversários usassem a campanha para debater ideias.

Nesta segunda-feira, Indio da Costa chegou a negar a ligação entre PT e as Farc. "PT não faz narcotráfico. As Farc, sim", postou ele em seu Twitter. Depois, insistindo no assunto, publicou links para textos que destacam a suposta ligação de membros do PT com o narcotráfico.

Entenda o caso

Na sexta-feira (16), em entrevista à rede Mobiliza PSDB, Indio disse que o PT era parceiro do narcotráfico e chamou a candidata do partido, Dilma Rousseff, de “esfinge do pau oco”.

"Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", afirmou o deputado. Indio ainda disse que, se eleita, Dilma pode dar um "chute no Lula" e “vai governar sozinha, com as garras do PT por trás dela".

As declarações incomodaram o PT e surpreenderam até aliados dos tucanos. "Não dá para cravar que o PT tenha relação com as Farc", disse o presidente do DEM, Rodrigo Maia. Outros, como Roberto Jefferson, presidente do PTB, e Paulo Bornhausen, líder do DEM na Câmara dos Deputados, apoiaram Indio.

Já Sérgio Guerra, presidente do PSDB, preferiu não comentar o assunto. “Já ouvi falar muitas vezes de ligação do PT com as Farc, mas não tenho elementos para dizer que há ligações do partido com as Farc”, disse.

 

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host