19/07/2010 - 13h25

Em entrevista, Dilma diz que vai criar o ProMédio, o ProUni do ensino médio

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Em entrevista à Rádio Paiquerê FM, de Londrina (PR), nesta segunda-feira (19), a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) disse que, se eleita, pretende ampliar o ProUni (Programa Universidade para Todos) para o ensino médio.

Batizado de ProMédio, o programa é um dos itens presentes na proposta de programa de governo entregue pelo PMDB, partido de Michel Temer, vice de Dilma, ao PT, e propõe a expansão do sistema que vigora hoje no ProUni, que distribui bolsas de estudo em instituições privadas, ampliando-as para os ensino Fundamental e Médio.

"Queremos criar vagas nas escolas privadas usando dois mecanismos: bolsa, igual ao Prouni, e financiamento, com prazos muito longos e juros baixíssimos", afirmou a petista.

Pelo programa, estudantes que prestarem serviço civil ao País, trabalhando em regiões mais distantes e em áreas prioritárias, como a saúde, serão beneficiados com bolsas integrais.

Criado pelo governo Lula, o ProUni também inspirou o candidato José Serra (PSDB), que já apresentou a sua proposta: o Protec. Durante a pré-campanha, o tucano prometeu facilitar a entrada de estudantes que não tem condições de pagar uma escola privada no ensino técnico e disse que pretende criar 1 milhão de vagas de ensino técnico no País.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host