16/07/2010 - 21h21

Ao lado de Lula e Cabral no Rio, Dilma lembra 1º discurso de posse do presidente

André Naddeo e Júlia Machado
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

O primeiro grande comício eleitoral rumo às eleições presidenciais de 2010 aconteceu debaixo de muita chuva e com a candidata petista Dilma Rousseff repetindo o discurso de posse do presidente Lula em 2002. “O Lula disse que não podia errar. Se ele errasse, muito provavelmente nenhum trabalhador poderia voltar a ser presidente. E ele foi um dos melhores presidentes que o Brasil já teve. Eu também não posso errar. A primeira mulher presidente da República tem de honrar as outras mulheres. Eu carrego o legado sagrado da esperança e da transformação desse país”, afirmou.

O ato eleitoral, o primeiro de grande porte desta campanha, aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 50 mil pessoas segundo a organização do evento. No entanto, de acordo com informações da Polícia Militar, apenas 15 mil pessoas estiveram presentes, número bem abaixo do esperado, que era de 100 mil.

A caminhada partiu da Candelária, passou pela tradicional avenida Rio Branco, e chegou ao fim na Cinelândia, no centro da capital fluminense, palco do comício que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o seu primeiro neste ano. Ao lado dos dois, estavam o governador Sérgio Cabral, que tenta a reeleição, além de vários outros candidatos dos 16 partidos que formam a coligação entre Dilma e Cabral.

"Botaram até uma procuradora no meio”, diz Lula
Lula falou com entusiasmo sobre sua candidata. “Boto minha alma no fogo por ela. Está havendo uma premeditação para me tirar de perto da minha companheira Dilma, para me inibir e não permitir que eu ajudasse a Dilma a ser presidente. Querem que eu vire a cara para a Dilma como se não a conhecesse. Botaram até uma procuradora no meio”, discursou o presidente, em clara crítica à vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que viu abuso de poder político quando Lula elogiou Dilma em evento recente. “Mas é minha companheira e está preparada para governar o Brasil”, completou Lula.

Bem mais breve em seu discurso, que colocou fim ao comício, Dilma ressaltou ainda que quer “honrar esse legado que o presidente Lula me deixou”. E aproveitou para alfinetar a campanha do seu grande adversário, o tucano José Serra. “Meu vice não caiu do céu, não é improvisado. É uma pessoa competente e capaz”, disse sobre Michel Temer (PMDB), também presente.

Na campanha de Serra, a escolha do vice Indio da Costa (DEM) foi bastante tumultuada, com o senador tucano Alvaro Dias e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves sendo cotados antes da decisão final. Dilma também usou a história para lembrar que “nesta praça ocorreram as manifestações das Diretas Já, em 1984, e aqui damos início a nossa caminhada”.

“Me deram lanche, então resolvi vir para cá”
Desde cedo, vários ônibus de excursão passavam pela Candelária deixando milhares de militantes no local de concentração do ato eleitoral. Ao contrário da passeata contra a nova divisão dos royalties do petróleo, que reuniu cerca de 150 mil pessoas em março deste ano, o comício de Dilma e Cabral teve público mais modesto.

Muito embora a organização fale em 50 mil pessoas, a PM divulgou que o número estimado de presentes foi de 15 mil. “Vim de ônibus de São João de Meriti, me deram lanche, então resolvi vir para cá”, confessou um dos militantes, que não quis divulgar o nome. “Ganho R$ 160 por mês e tenho que estar presente em todos os atos deste tipo”, confessou um outro participante.

 

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host