15/07/2010 - 16h42

Fã cria paródia de Lady Gaga para defender Dilma e vira sucesso na internet

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Uma mistura do hit carnavalesco “Rebolation” com um sucesso da cantora americana Lady Gaga. A curiosa fórmula foi encontrada por um jovem de Goiás para defender em um vídeo na Internet a sua candidata à Presidência da República: a ex-ministra Dilma Rousseff, chamada por ele de “a nova Evita Perón”. Publicado no fim do mês passado, o vídeo tornou-se sucesso – mesmo entre os rivais da petista.

Com base na canção “Telephone”, Paulo Reis – que em seu perfil no microblog Twitter se identifica como “planner/publicitário”, – produziu um vídeo no qual canta para exaltar a candidata petista que “agora é sucesso”. Nas pesquisas de intenção de voto, Dilma, em sua primeira eleição na carreira, está empatada com o rival tucano, o ex-governador de São Paulo José Serra.

A parte mais requebrante do vídeo, diz Paulo, ficará para depois das eleições, já que, se a petista ganhar “vai rolar Dilma’s party/E sua secretária vai ligar pra você/E vamos comemorar com o Rebolation/Todos vão se esbaldar na festa do PT”. O fã da presidenciável afirmou no Twitter que o vídeo foi “espontâneo”, gravado por ele e dois amigos.

“Hello, Serra. A Dilma é favorita pra vencer. Só você não sabe e quer disputar pra quê? Ela sabe que o povo tem fome e quer comer”, canta Paulo, que até o fim da peça de 3min45 repete quatro vezes o frenético refrão: “Ela não é o cara, mas é amiga do homem! Você não é o cara, nem amigo do homem. Venha para o club, deixa de ser bobo. Venha logo também ser amigo do homem”.

O homem é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o nome dele não aparece na letra. Políticos petistas, de carona nos cerca de 13 mil usuários que tinham visto o vídeo até o início da noite desta quinta-feira (15), ajudaram na divulgação no Twitter. "A juventude tem formas e ritmos próprios. É preciso que nos adequemos, sem perder, claro, o conteúdo político. Parabéns", escreveu o deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino.

Paulo soma mais de 14 mil seguidores no microblog e acompanha cerca de 10 mil. Essa é uma estratégia usada por muitos usuários do Twitter para ganhar notoriedade na rede. Se esse foi o caso de Paulo, o fruto mais evidente do sucesso apareceu.

"Um grande abraço ao Paulo Reis, o querido DilmaBoy", escreveu a candidata petista em seu perfil. Dilma agora é amiga do homem: "E vamos seguir o @dilmaboyoficial também, não é, gente...", completou.

Experiência de Obama
Paulo não cita referências para sua espontaneidade no vídeo, mas há um precedente similar nos Estados Unidos, com uma defensora do hoje presidente Barack Obama – na época do lançamento do vídeo apenas um azarão na disputa interna que acabou vencendo diante da atual secretária de Estado, Hillary Clinton, pela indicação do Partido Democrata para concorrer à Casa Branca.

A bela modelo Amber Lee Ettinger, hoje aos 27 anos, protagonizou uma série de vídeos nos quais se dizia apaixonada pelo democrata. Tornou-se a “Obama Girl” e o primeiro dos seus vídeos foi visto por mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo, além de servir de referência para inúmeros programas de humor.

A empresa que prestou consultoria à campanha de Dilma na internet é a mesma de Obama. Em 2008, quando surgiu a “Obama Girl”, a companhia disse não ter vínculos com a produção independente da modelo.
 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host