15/07/2010 - 00h12

Em Curitiba, Dilma enaltece aliança construída ao lado de prefeitos

Fernando de Jesus e Murilo Basso
Especial para o UOL Eleições

A candidata petista à presidência da República Dilma Rousseff participou na noite desta quarta-feira (14) de um encontro com prefeitos e lideranças locais. No encontro compareceram partidários da aliança “A União Faz Um Novo Amanhã” que reúne PDT, PMDB, PT, PCdoB, PSC, PR e agora o PP. Também estiveram presentes os candidatos ao Se­­nado, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) e o candidato ao governo Osmar Dias (PDT).

Dilma enalteceu a aliança consolidada no estado. “Essa união é um projeto que têm todos os requisitos para vencer”, disse. A candidata aproveitou para agradecer ao atual governador do estado, Orlando Pessuti, por ter abdicado de sua candidatura. “São atitudes como essa que me fazem querer ser Presidente”, afirmou.

O senador Osmar Dias aproveitou para frisar a importância do estado nessas eleições: “Possuímos 10 milhões de habitantes, sendo sete milhões de eleitores. Temos efetivo poder de decisão”. O candidato pedetista também ressaltou a importância da aliança formada, enfatizando que só perdeu as eleições em 2006 porque não possuía uma base como essa formada agora. “Eu só perdi em 2006 porque não tinha o PT e o PMDB junto comigo”, disse Dias, que bem humorado brincou com o ex-governador Roberto Requião: “Com essa aliança até eu ganho a eleição”.

O Paraná possui o sexto maior colégio eleitoral do país. Isso fez com que crescesse o interesse dos dois principais presidenciáveis nos eleitores do Estado. Serra tenta desbancar Dilma na região Sul, já que a petista leva grande vantagem nas regiões Norte e Nordeste. O PSDB havia indicado o senador tucano Álvaro Dias como vice de Serra. Uma manobra para tentar impedir que seu irmão, Osmar Dias, concorresse ao governo pelo lado petista e conseqüentemente transmitisse votos para a candidata do PT. Serra já passou pela capital paranaense. Na última semana, o candidato participou de uma caminhada ao lado de Beto Richa, candidato do PSDB ao governo do Estado.

Os petistas também correram para garantir apoio de lideranças paranaenses para sua base. Contando com os nomes de Osmar Dias (PDT) e do ex-governador Roberto Requião junto com a petista Gleisi Hoffmann, o PT procura diminuir a vantagem tucana na região. Na última pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, Dilma aparece com 32% das intenções de voto na região, enquanto Serra aparece com 50%.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host