13/07/2010 - 13h51

Em evento de governo, Lula diz que Dilma é responsável por trem-bala e critica obra em São Paulo

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (13), que o sucesso de tirar do papel o projeto do trem-bala que liga as cidades do Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas, se deve à ex-ministra da Casa Civil e candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e à equipe dela.

“Não posso deixar de dizer aqui que nós devemos o sucesso disso tudo que a gente está comemorando aqui a uma mulher. Eu, na verdade, nem poderia falar o nome dela, por um processo eleitoral, mas a gente também não pode esconder por causa de eleição. Na verdade, a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer este TAV [Transporte de Alta Velocidade]”, disse o presidente, durante o lançamento do edital para a abertura de licitação do trem-bala pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Lula também lembrou um incidente ocorrido nas obras de ampliação do Metrô de São Paulo. “Nós já tivemos em SP buraco de metrô que não se encontrou, e isso, recentemente”, disse o presidente, em referência a um erro de cálculo da linha 4-amarela que provocou o desencontro de dois túneis perfurados a partir de dois pontos distintos.

Lula também disse que as ferrovias do país ficaram sem investimentos por 15 anos. “O que temos, neste momento, é excesso de oferta de obras e falta de gente preparada para fazer", afirmou.

Mesmo com o perigo de sofrer algum tipo de processo de adversários políticos pelo fato de utilizar um evento oficial para homenagear a candidata petista, Lula reforçou que, independentemente do processo eleitoral, sua avaliação é que os nomes dos responsáveis pelo projeto não poderiam deixar de ser ditos.

“Daqui a pouco se [o ministro do Planejamento] Paulo Bernardo for candidato, eu não vou deixar de falar que ele fez uma coisa boa, que liberou uma medida provisória, agora, para resolver o problema do Nordeste brasileiro. Não podemos negar isso. Nós estamos de parabéns”, afirmou.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host