09/07/2010 - 10h32

TSE multa Dilma e ministro da Saúde por propaganda eleitoral antecipada

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O ministro Joelson Dias do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aplicou, na noite desta quinta-feira (8), multa de R$ 5 mil à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, por propaganda eleitoral antecipada durante a inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, realizada em São João de Meriti (RJ), no dia 7 de março deste ano.

Além dela, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB), também foram multados no mesmo valor sob acusação de promover a campanha da candidata antes do período permitido por lei.

Já o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Luiza Cortês, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos Pereira, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que também participaram do evento, se livraram da multa.

A ação foi apresentada MPE (Ministério Público Eleitoral), após análise dos discursos proferidos durante a inauguração da unidade de saúde. Na representação, o MPE alega que “todos os discursos feitos durante o evento foram no sentido de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva teria feito muito pela localidade, sobretudo na área da Saúde, e que a [então] pré-candidata do PT seria a melhor opção para a continuidade da atual administração federal”.

“[Por ter feito] menção à continuidade dos trabalhos do governo, ela acabou por se apresentar ao eleitorado como aquela que dará continuidade ao atual Governo Federal e às suas supostas realizações", justificou o ministro por sua condenação. O magistrado encontrou o mesmo tipo de citações nos discursos de Temporão e Picciani.
 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host