09/07/2010 - 16h15

No Rio, Marina Silva diz que UPP é programa pontual que precisa ser ampliado

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro

A candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, defendeu hoje (9) no Rio de Janeiro a ampliação do projeto das UPPS, unidades de Polícia Pacificadora, do governo do estado, que prevê a ocupação territorial das favelas com policiamento comunitário. A candidata, que visitou o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, disse que o projeto ainda é muito “pontual”.

“Essas experiências, que ainda são pontuais e que não ganharam escala, podem criar escala necessária, para atender às necessidades das comunidades, que hoje vivem sob área de risco. As UPPs podem ser um modelo a ser seguido, desde que sejam transformadas em uma política pública que tenha uma escala”, disse Marina Silva.

A candidata também defendeu que haja uma política específica de segurança pública que alie prevenção, inteligência e repressão, sem o grande foco dado à repressão pelas políticas de hoje. A candidata falou ainda sobre a violência contra a mulher e disse que precisam ser criadas condições para que as mulheres sejam mais independentes. Ela também defendeu a criação de uma rede de acolhimento para as vítimas e mais punição aos agressores.

Marina também aproveitou para falar sobre a necessidade de se evitar desastres naturais, como os deslizamentos de terra e inundações que vitimaram 66 pessoas na cidade do Rio, no início de abril. O Morro dos Prazeres foi a área com mais vítimas na cidade.

“A gente precisa, para o Brasil, de um programa de segurança ambiental, em que sejam feitos mapas de risco, em que sejam criados sistemas de alerta e em que a comunidade possa ser treinada para evitar os desastres que aconteceram aqui nessa comunidade e em outras localidades”, disse a verde.

Durante a visita de Marina ao Morro dos Prazeres, uma das favelas cariocas que ainda não receberam uma UPP, homens armados que controlam a venda de drogas na comunidade acompanharam a movimentação da imprensa antes da chegada da candidata.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host