09/07/2010 - 14h58

No Acre, Ministério Público Eleitoral pede impugnação de oito candidaturas

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu a impugnação de oito candidaturas junto ao TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre), tendo como base a Lei da Ficha Limpa.

Todos os candidatos listados pelo MPE aparecem na relação do TCU (Tribunal de Contas da União) ou do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que reúnem os nomes dos gestores e ex-gestores que tiveram contas julgadas irregulares.

O MPE quer impugnar as candidaturas dos ex-prefeitos Francimar Fernandes de Albuquerque e Francisco Vagner de Santana Amorim, cujos nomes estão nas listas do TCU e TCE, e Itamar Pereira de Sá e José Altamir Taumaturgo Sá, que figuram na lista do TCE. Também são alvo da ação as candidaturas de Jairo Cassiano Barbosa, de Jonas Pereira de Souza Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Acre, do ex-secretário estadual José Raimundo Barroso Bestene e de Lourival Mustafa de Andrade.

Até o dia 12 deste mês, o pedido de impugnação de candidaturas pode ser feito aos TREs pelo MPE, candidatos, partidos políticos e coligações partidárias. Os políticos listados serão notificados e terão sete dias para contestar as acusações.

Os TREs têm até o dia 5 de agosto para analisar todos os pedidos de impugnação de candidaturas. Caso os candidatos queiram entrar com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), este tem até o dia 15 de setembro para julgar as ações.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host