09/07/2010 - 13h22

Ídolo gremista dos anos 90 tenta vaga na Câmara Federal

Clarissa Barreto
Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

Campeão da Libertadores da América e de quatro títulos nacionais pelo Grêmio, o goleiro Danrlei de Deus Hinterholz, ou Danrlei de Deus Goleiro, como deve aparecer nas urnas eletrônicas, quer agora ser deputado federal. Desde que abandonou o futebol no ano passado, quando defendia o Brasil de Pelotas, time do interior do Rio Grande do Sul, Danrlei estava decidido a “aceitar outro desafio”. Espera, por exemplo, fazer algo “ligado ao esporte” para crianças e adolescentes.

O ex-jogador, de 37 anos e ensino médio incompleto, declarou ao TRE (Tribunal de Justiça do Estado) um patrimônio de R$ 740 mil, em que consta uma casa de praia, a venda de um veículo e um apartamento em construção.

UOL - Como foi a decisão de optar pela política?

Danrlei - Joguei pelo Brasil (de Pelotas) no ano passado, mas depois do acidente de ônibus (em que morreram dois jogadores e o preparador de goleiros do time), decidi que não queria mais jogar. Já era filiado ao PTB há três anos e decidi que queria outro desafio, não ligado ao futebol. Entrei no partido porque um amigo que já era de lá me sugeriu.

UOL - E quem é este amigo?

Danrlei - Ele hoje é um dos coordenadores da minha campanha. Mas são três, então, sabe como é, prefiro não citar nenhum.

UOL - Mas ele tem algum cargo político?

Danrlei - Não, não tem.

UOL - O que mais te influenciou?

Danrlei - Gosto de ajudar as pessoas. Como goleiro do Grêmio, sempre fui de ajudar. O Zambiasi (Sérgio Zambiasi, senador pelo PTB-RS e ex-radialista) vivia me pedindo um jogo de camisa, para trocar por alguma coisa, uma cadeira de rodas e ajudar o pessoal que ligava para a rádio (Farroupilha). Um dia ele me disse ‘Danrlei, tu nunca pensaste em entrar para a política? É uma forma maravilhosa de ajudar as pessoas’. E isso ficou na minha cabeça.

UOL - E por que a decisão de concorrer para deputado federal, mesmo sem nenhuma experiência anterior?

Danrlei - Porque lá (em Brasília) tem mais possibilidades de fazer coisas que aqui. No Legislativo, o leque aumenta. Há várias coisas importantes lá, projetos que posso tentar trazer para o Estado. Coisas com crianças, adolescentes, ligadas ao esporte. Além disso, para planejar a Copa de 2014 é importante ter alguém que conheça o meio e posso ajudar nisso.

UOL - Por que as pessoas devem votar em você?

Danrlei - Primeiro, porque é uma cabeça diferente, um sangue novo. Não que os outros não façam, mas estou com vontade de fazer as coisas. Segundo porque me conhecem, conviveram comigo no Rio Grande do Sul.

UOL - Você tem outras pretensões políticas? Espera chegar a prefeito ou mais além?

Danrlei - Claro que tenho, não descarto nada, para falar a verdade. Mas estou indo com calma, tenho muito que aprender.
 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host