08/07/2010 - 14h31

PSOL entra com recurso para anular candidatura de Roriz ao governo do DF

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O PSOL apresentou nesta quinta-feira (8) no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) pedido de impugnação da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do DF.

De acordo com o presidente do PSOL-DF, Antônio Carlos de Andrade, que também é candidato ao governo, o pedido tem como base a Lei da Ficha Limpa, segundo a qual Roriz estaria inelegível.

Roriz foi eleito senador em 2006, mas renunciou em 2007, para escapar de um eventual processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado Federal.

Na época, o ex-governador foi flagrado em conversas telefônicas negociando uma suposta partilha de R$ 2,2 milhões com o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Tarcísio Franklin de Moura. Segundo Roriz, a negociação dizia respeito à compra de uma bezerra.

De acordo com a legislação, o TRE-DF tem até o dia 5 de agosto para analisar todos os recursos referentes aos candidatos registrados para disputar as eleições de outubro.No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo estende-se até o dia 15 de setembro.

Já os partidos, candidatos e órgãos como o Ministério Público Eleitoral (MPE) têm até o dia 12 deste mês para solicitar a impugnação de determinadas candidaturas.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host