07/07/2010 - 11h10

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança cartilha contra compra de votos

Agência Brasil
Em Brasília

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lança nesta quarta-feira (7) a cartilha "Voto Não Tem Preço. Saúde é Seu Direito!", tema da sua nova campanha, para esclarecer os eleitores sobre os serviços de saúde garantidos por lei e que não podem ser trocados por voto.

O objetivo da cartilha, que teve o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade e será distribuída nos 300 comitês do movimento no país, é envolver a sociedade em ações de combate à corrupção eleitoral na saúde, como a troca de votos por bens e serviços.

Esta é a primeira campanha do movimento após a sanção do projeto Ficha Limpa, no dia 4 de junho. A cartilha está disponível no site do MCCE (www.mcce.org.br).

Movimento prepara site com lista dos candidatos ficha limpa

Ainda neste mês, o movimento lança o site “Ficha Limpa Já” (www.fichalimpaja.org.br), com uma listagem de parlamentares considerados “ficha limpa” com base nos critérios da nova lei. Prevista para ser lançada na segunda quinzena de julho, a página disponibilizará os nomes dos candidatos aptos a disputarem as próximas eleições.

“O objetivo é oferecer ao eleitor uma lista positiva e voluntária, por isso o interesse dos parlamentares em participar é fundamental”, explicou uma das organizadoras do projeto, membro da Abracci, Betina Sarue.

O eleitor poderá fazer a consulta dos “ficha limpa” por Estado, cargo ou partido político e poderá denunciar algum nome que figure na lista como “ficha limpa” erroneamente. Os documentos disponibilizados pelos políticos e publicados em PDF na página serão analisados por uma assessoria jurídica e apenas depois liberados para o acesso do público.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host