07/07/2010 - 18h37

Dilma rebate crítica de Serra e diz que questão social não se resume a uma carta

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), rebateu as críticas do adversário José Serra (PSDB), segundo o qual a ex-ministra "assina coisas sem ler".

"É fazer muito barulho por nada. Foi um erro. O que ocorreu pode ocorrer com qualquer pessoa. Até porque, em matéria de erro, eles cometeram muito mais do que nós", disse Dilma, na sede do Instituto Bacarelli, em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, onde assistiu à apresentação da Sinfônica de Heliópolis.

A crítica de Serra deve-se ao fato de o PT ter entregue o prorgama de governo errado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira (5). "Achei incrivel, realmente. Porque você não assina um programa assim sem dar uma olhada naquilo que tem", disse o tucano ao participar de uma caminhada em Jundiaí, nesta quarta-feira (7).

Em Heliópolis, Dilma também alfinetou o adversário, dizendo que a questão social "não pode ser vista como um anexo, um apêndice" do desenvolvimento.

"[A questão social] Não é uma carta que você escreve se comprometendo, é o cerne, a alma dele [do desenvolvimento]", disse referindo-se à Carta Social, documento assinado por Serra onde ele reafirma as conquistas tucanas na área social durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e o compromisso da continuidade e aprofundamento dos avanços obtidos pela atual gestão.

Questionada sobre a promessa do adversário José Serra (PSDB) de duplicar Bolsa Família a petista afirmou que "algumas coisas "são estranhas". 

"Quando você tem um compromisso que não é marginal nem lateral, você cumpre nas condições mais difíceis possíveis", disse a ex-ministra-chefe da Casa Civil, para em seguida elencar as dificuldades enfrentadas pelo governo Lula no início do programa.

"As pessoas tem que saber que tem uma diferença: quem faz promessa em época de campanha e quem não faz promessa em época de campanha apenas, e depois quando está no governo realiza. Nós somos esse tipo".

A candidata afirmou que o Bolsa Família faz parte de uma política mais ampla de desenvolvimento social e citou como exemplo a integração com o Luz para Todos, que leva energia elétrica aos domicílios rurais de baixa renda.

Ela criticou o programa que antecedeu o Luz para Todos, chamado Luz no Campo, o qual, segundo ela, cobrava de seus beneficiários. "O Luz para Todos é um sucesso porque o governo federal subsidia toda a eletrificação", disse. Ao final da coletiva de imprensa, Dilma foi homenageada com flores pelos jovens do instituto.
 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host