04/07/2010 - 18h57

Após promover bolão, tucano diz que se inspirou em Serra para anunciar vice jovem no ES

Isabela Bessa
Especial para o UOL Eleições
Em Vitória

Depois de fazer mistério e até promover um "bolão" via Twitter oferecendo um almoço aos três primeiros acertadores do nome de seu vice, o candidato tucano ao governo do Espírito Santo, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, anunciou neste domingo (4) o vereador de Vitória Max da Mata (DEM) na composição de sua chapa. O democrata está em seu primeiro mandato, aos 35 anos, e até então se colocava como candidato a deputado estadual.

Vellozo Lucas disse que a decisão do presidenciável José Serra (PSDB-SP) de escolher o jovem deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) como vice auxiliou na definição local. "O Max é o nosso Indio, e é da Mata", brincou. "Fiquei muito feliz com a opção de Serra, por um jovem qualificado. Max já era cogitado, mas o perfil parecido com o do vice nacional reforçou a escolha. O Democratas no Espírito Santo é um grande parceiro e tem uma importante bancada na Assembleia. Houve uma convergência de valores e conceitos", afirmou o candidato.

Max da Mata disse que a decisão foi tomada nos últimos dias, após conversas com as legendas que compõem a aliança. Segundo ele, a escolha de seu nome foi feita de forma “natural”.

"É uma escolha que me deixou muito feliz. Acredito que o projeto de Luiz Paulo, experiente ex-prefeito de Vitória, é o melhor para o Estado. O DEM não exigiu espaço na chapa, pediu apenas para discutir a composição majoritária. Luiz Paulo ficou à vontade para escolher seu vice. Pretendo atuar ativamente e diretamente nesse processo", destacou Mata, que é o presidente da comissão provisória do DEM no Espírito Santo.

O vereador já atuou como subsecretário estadual de administração e esteve um período à frente da secretaria de Estado de Esportes. Segundo informou sua assessoria, Mata é formado em direito e em administração.

Intervenção
Em junho, o DEM sofreu duas intervenções da executiva nacional em menos de dez dias, com vistas a garantir a aliança com o PSDB. O Democratas enfrentou resistências da bancada de seis deputados da Assembleia Legislativa, a maior entre as legendas, que integra a base governista. Os parlamentares queriam apoiar o candidato que tivesse a "benção" do governador Paulo Hartung (PMDB).

Antes da retirada da pré-candidatura ao governo do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB), anunciada por Hartung em abril, o DEM havia acordado que não seguiria a composição nacinal PSDB-DEM. Mas, com o apoio à candidatura do senador Renato Casagrande (PSB), a legenda avaliou essa aliança como inviável.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host