03/07/2010 - 22h01

Serra critica atuação do governo no socorro às vítimas das enchentes no NE

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, fez um sobrevoo na tarde deste sábado (3) sobre alguns dos municípios afetados pelas enchentes em Alagoas e criticou a inexistência de uma defesa civil nacional para agir de forma rápida. Além de sobrevoar o Estado e se reunir com lideranças tucanas, Serra também visitou São José da Tapera, no sertão alagoano, onde gravou imagens para o horário eleitoral de TV.

Embora afirme que a chuva foi muito acima do previsto e causadora de uma “catástrofe”, Serra criticou a resposta dada pelo governo federal, que não teria conseguido chegar com o socorro de forma rápida.

“O país como um todo não está preparado para o enfrentamento de catástrofes. É preciso uma intervenção federal muito mais orgânica, pois estamos vivendo muitas tragédias. Nós temos que criar defesa civil nacional, com tropa própria, para poder ter intervenção rápida”, disse.

Serra propôs também criar um sistema de satélites e radares sobre o país até junho de 2011 e criticou a falta de mapeamento das pessoas que vivem em áreas de risco. “A gente sobrevoou e viu quanta gente morava em locais à beira dos rios. O programa de moradia popular tem que privilegiar pessoas em área de risco. É socialmente indispensável e é até econômico”, destacou.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host