03/07/2010 - 16h42

PDT abdica, e PT confirma vice de Casagrande (PSB) no Espírito Santo

Isabela Bessa
Especial para o UOL Eleições
Em Vitória

Num anúncio sem surpresas feito no início da tarde deste sábado (3), o PSB confirmou o PT como vice do senador Renato Casagrande na chapa que concorrerá ao governo no Espírito Santo. A vaga ficará com o presidente da legenda petista no Estado, o deputado estadual Givaldo Vieira. Em reunião do conselho político formado pelos partidos que compõem a aliança da candidatura socialista, o PDT abriu mão da disputa interna e retirou a indicação do deputado federal Carlos Manato (PDT-ES).

"Sinto-me muito honrado. É uma tarefa elevada para a qual me preparei e que recebo com humildade, pois exigirá de mim um grande senso de responsabilidade. Agradeço o apoio de todos os partidos da aliança, a confiança de Casagrande, que vou retribuir com lealdade e trabalho, ao prefeito de Vitória, João Coser (PT), e a Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que havia me aceitado como seu vice anteriormente", declarou Vieira.

Para Casagrande, a retirada da indicação pelo PDT é resultado de um "esforço de diálogo e paciência" dos partidos. "Nosso esforço de diálogo e paciência possibilitou esse entendimento, não precisando que eu tivesse que fazer essa escolha, mas apenas o anúncio. Minha afinidade com Givaldo e Manato é a mesma", disse o candidato. Ele acrescentou que a experiência de Vieira no Legislativo e no Executivo poderá auxiliar na campanha e no governo, caso sejam eleitos.

O presidente do PDT no Espírito Santo, Sérgio Vidigal, classificou como "altruísta" a decisão do deputado Manato de abrir mão da indicação de vice. "Precisava partir dele (Manato). Fomos em busca da unidade e isso demonstra que o nosso projeto é muito maior do que obter espaços. Se o próprio Casagrande tivesse que escolher, o nome não contemplado poderia passar por constrangimentos", ressaltou Vidigal.

Givaldo Vieira tem sua base eleitoral no município de Serra, na região da Grande Vitória. Foi eleito vereador na cidade entre 1997 e 2000 e já atuou como secretário municipal de Direitos Humanos e de Educação. Na capital capixaba, ocupou o posto de secretário de coordenação política até tomar posse, em 2007, na Assembleia Legislativa como deputado estadual. O parlamentar chegou a se licenciar do plenário por um período, em 2008, para comandar uma secretaria no governo do Estado.

O deputado havia sido aprovado como vice da chapa governista desde o início da composição que estava sendo articulada em torno do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Em abril, entretanto, os partidos foram surpreendidos com uma reviravolta no cenário político local, a partir do anúncio do governador Paulo Hartung (PMDB-ES), do deslocamento da candidatura de Ferraço do governo para Senado e o apoio a Casagrande na corrida ao Palácio Anchieta.

Um dos principais aliados e defensores da candidatura de Ferraço ao governo, o PDT-ES, comandado por Vidigal, passou a exigir a consideração de seu tamanho político e "esticou a corda" para obter espaço na disputa majoritária.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host