30/06/2010 - 19h54

Serra admite que decisão de Osmar Dias no PR enfraqueceu indicação de Alvaro

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

Após pressão do DEM, Serra aceita indicação de Indio da Costa como vice

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, admitiu nesta quarta-feira (30) que a decisão do senador Osmar Dias (PDT) em sair candidato ao governo do Paraná, apoiando a coligação petista, enfraqueceu a indicação do irmão dele, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) como vice na chapa.

“Foi surpreendente, foi. Você tinha um grande nome [Alvaro Dias]. Homem preparado, que fala para o Brasil, um homem que foi governador, foi deputado e é um senador que se sobressai (...) Mas, não se materializou e abriu caminho para outro tipo de negociação”, disse Serra, em entrevista coletiva concedida na convenção nacional do DEM, em Brasília. O evento definiu o nome do deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) como vice e garantiu o apoio dos democratas ao candidato, em uma coligação que conta ainda com PTB e PPS.

Com a saída de Dias, Serra explicou que o nome de Indio da Costa ganhou peso pela importância do Rio de Janeiro como relevante colégio eleitoral. O candidato a vice limitou-se apenas a se comprometer em “estudar o Brasil”, para conhecer melhor os problemas de cada região, como ele diz conhecer os do Rio de Janeiro.


"Renovação e esperança"

Serra afirmou que a decisão de lançar Indio da Costa em sua chapa é sinal “de renovação e esperança” para o país e introduz uma mudança também na forma de governar. “Quero dizer que, hoje, nós apresentamos uma novidade que é um sinal de renovação e esperança para o nosso país. Queremos fazer um governo que abra oportunidades para os brasileiros, que abra caminhos, que renove o nosso país, que faça com que o nosso país siga avançando”, disse.

 

Serra destacou a experiência administrativa de seu vice, que teve três mandatos como vereador, foi subprefeito de Copabacana e encerra seu primeiro mandato como deputado federal como vice-líder do DEM na Câmara dos Deputados.

“[Indio da Costa] vem para trazer uma contribuição, do que a nossa vida pública, tem de mais jovem e mais renovadora (...) Não é tão novinho, 40 anos já é gente grande”, brincou o tucano sobre Indio da Costa, 39 anos. Já a fama de namorador do seu candidato a vice também foi motivo de brincadeira de Serra, que explicou que não foi Costa quem namorou a modelo Daniela Cicarelli, e sim o “primo dele”.

Jefferson ausente

Dos partidos coligados, a única ausência foi a do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Ele foi um dos que mais incendiou a discussão entre tucanos e democratas, ao antecipar em seu Twitter que Alvaro Dias era o escolhido pelo PSDB para o posto de vice, sem costurar a definição com o DEM.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host