30/06/2010 - 22h42

Evento com Dilma em BH busca propagar unidade da base aliada do governo Lula

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Candidata petista à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff foi a principal estrela do evento no qual PT e PMDB de Minas Gerais finalizaram suas respectivas convenções estaduais, na noite desta quarta-feira (30). Coube a ela o último discurso da noite, no qual a ex-ministra buscou reforçar a unidade da base aliada de Lula.

Em meio a fogos de artifício, um enorme telão e a presença de cerca de 3.000 militantes, Dilma disse se sentir confortável com a aliança formada em torno do seu nome. “É sempre bom governar com uma coalizão.”

Pouco antes, coube ao presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, em entrevista coletiva, dar o tom da noite. “O processo que se iniciou desde que a companheira Dilma deixou o governo é extremamente positivo. (...) Todo o noticiário era no sentido de que não iríamos conseguir construir uma aliança com a amplitude que conseguimos”, avaliou o dirigente.

Ainda segundo ele, os prognósticos davam conta de que o PT não iria conseguir aliados e que a ex-ministra não era uma boa candidata. “Nós temos hoje um cenário até mais favorável do que há três meses”, disse.

Os oradores que antecederam a candidata também fizeram questão de ressaltar a “unidade” existente na aliança entre petistas e peemedebistas.

A ex-ministra discursou ao lado de Dutra, Michel Temer, vice na chapa da petista, do ex-ministro Hélio Costa, candidato ao governo do Estado, Patrus Ananias, vice na chapa estadual, e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. Também estavam presentes o secretário-geral da Presidência da República, o petista Luiz Dulci, e lideranças locais das duas legendas e do PC do B.

“Conseguimos o que muitos julgavam impossível, uma forte aliança nacional e, como não poderia deixar de ser, uma forte aliança em Minas Gerais”, disse a candidata.

Em tom emocional, ela também buscou reforçar sua origem mineira.“Eu saí de Minas, mas Minas não saiu de dentro de mim”, disse a ex-ministra, que nasceu em Belo Horizonte, mas fez sua carreira política no Sul do país.

Hélio Costa
A ex-ministra atribuiu a Hélio Costa “a síntese desse casamento que o presidente Lula fez entre o econômico e o social”.

“Estou pedindo o apoio para eleger esse mineiro de Barbacena o próximo governador de Minas Gerais. Eu conheço o Hélio, sei que ele tem muita visão de futuro”, disse. Do palanque, a candidata distribuiu beijos e autógrafos, e recebeu de volta gritos de “Dilma, guerreira da pátria brasileira”.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host