30/06/2010 - 16h57

Decisão por Indio foi de Serra, diz Aleluia; presidente do PT e Jefferson ironizam escolha

Andréia Martins e Camila Campanerut
Do UOL Eleições
  • O deputado federal Indio da Costa

    O deputado federal Indio da Costa

O deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) foi anunciado como o vice do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, nesta quarta-feira (30), encerrando uma novela de indefinições para a escolha de um nome para o cargo. A indicação sela a aliança entre PSDB e DEM na corrida presidencial, mas contraria a ideia inicial do PSDB de optar por um vice do Nordeste, onde Serra é menos popular, ou de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. 

A escolha mostra a preferência dos tucanos pelo "jovem" e também a influência do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, de quem Costa é próximo.  Em sua página no Twitter, Maia disse que todos se sentiam "prestigiados com a decisão da escolha do deputado".

Segundo o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), um dos cotados para assumir a vice, a escolha de Costa sinaliza "a renovação" e que a aliança entre os dois partidos está "consolidada".  "É necessário na vida que haja um bom casamento entre experiência e a novidade", disse Aleluia, que ainda revelou que a decisão de escolher o nome de Costa foi de Serra.

ACM Neto (DEM-BA) também parabenizou a decisão. "A indicação foi construída em conjunto e mostra que o DEM quer renovar", disse o deputado, destacando a confiança do partido no colega.

O presidente do PTB,  Roberto Jefferson, chamou de oportunista a pressão do DEM para escolher o vice de Serra. "O PTB e Serra presidente. Foi oportunismo do Dem forçar a vice. Quis lavar a cara no prestígio de Serra.", postou ele em seu Twitter após o anúncio da escolha.

Já o presidente do PT, José Eduardo Dutra, usou o Twitter para ironizar a indicação. "Pelo menos, agora ninguém mais poderá dizer que a campanha do Serra só tem cacique".

Perfil

Indio da Costa foi secretário de Administração Municipal do Rio por duas vezes (2001-2003/2004-2006), subprefeito da Barra da Tijuca e indicado por Maia, em 1996, para ser administrador do Parque do Flamengo. 

Ocupou vaga na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro por três legislaturas, pelo antigo PFL e atual DEM, em 1996, 2000 e 2004. Está em seu primeiro mandato como deputado federal, eleito com 91.538 votos, e ganhou projeção por sua atuação na CPI dos Cartões Corporativos e ao ser relator do projeto de lei Ficha Limpa, recém-sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Na época do projeto, foi parabenizado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), até ontem o escolhido para compor a chapa com Serra. "Parabens pela brilhante atuaçao a favor do projeto ficha limpa aprovado pelo Congresso.Seu trabalho foi decisivo", postou o senador em seu Twitter.

Em um recente levantamento feito pelo projeto Excelências da ONG Transparência Brasil, indicando os deputados mais faltosos do país, Índio da Costa ficou com o quarto lugar, com 27% de faltas. O DEM, no geral, foi o partido com mais deputados faltosos.

Costa filiou-se ao DEM em 1995. Ficou até 1999 quando foi para o PTB, onde permaneceu até 2001. Desde então, é filiado ao DEM.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host