27/06/2010 - 18h07

No Espírito Santo, PDT oficializa disputa com PT pela vaga de vice de Casagrande (PSB)

Isabela Bessa
Especial para o UOL Notícias
No Espírito Santo

O PDT do Espírito Santo oficializou em convenção realizada neste domingo (27) a disputa com o PT pela vaga de vice na chapa ao governo encabeçada pelo senador Renato Casagrande (PSB). Na última semana, o PT já havia homologado o nome do presidente estadual da legenda, o deputado estadual Givaldo Vieira. O PDT, entretanto, não assinalou nomes.

Conforme afirmou o presidente estadual do partido, Sérgio Vidigal, com essa deliberação o partido pretende ser contemplado na chapa de forma proporcional ao seu tamanho político no Espírito Santo. "Mais de 2.500 pessoas participaram da nossa convenção. Temos esse pleito e esperamos ser tratados de forma igualitária com relação aos demais partidos. Queremos ser considerados e respeitados pelo que representamos no Estado", disse Vidigal.

Apesar da disputa entre aliados, PDT e PT garantem que o clima não é de "guerra". O interesse do PDT pela vaga surgiu depois da reviravolta política no Espírito Santo, em abril, quando o governador Paulo Hartung (PMDB) anunciou a retirada do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) da condição de pré-candidato ao governo, surpreendendo os partidos que haviam formado uma mesa de articulações em torno desse projeto desde o ano passado.

Pelo cenário até então colocado, Hartung sairia candidato ao Senado, o que não se confirmou. Ferraço assumiria o governo e disputaria a reeleição, fazendo a "fila" sucessória andar. Isso abriria chances da colocação de novas candidaturas em 2014, entre as quais a de Vidigal que, em 2006, chegou a concorrer com Hartung. O PT, que tinha o prefeito de Vitória, João Coser, como nome viável ao governo, também abriu mão para apoiar a pré-candidatura de Ferraço, evento que gerou desentendimentos internos na legenda.

O PSB caminhava sozinho, mas passou do isolamento a ator principal da sucessão estadual com o apoio de Hartung. O PT, que quer ocupar a vaga vice na chapa para o governo, poderá ganhar uma representante no Senado por quatro anos com a suplente Ana Rita Esgário, caso Casagrande vença as eleições. PMDB e PR têm seus candidatos ao Senado Ricardo Ferraço e Magno Malta, respectivamente. Nesse contexto, o PDT sustenta que estaria sendo desprestigiado.

Apesar da presença de lideranças de diversos partidos na convenção do PDT, o presidente estadual do PT, Givaldo Vieira, justificou sua ausência por incompatibilidade de agendas. No mesmo horário ele visitava convenções de outras siglas. "Vejo com naturalidade esse pleito do PDT. O partido tem direito de reivindicar o espaço, mas esse é um assunto que já está sendo discutido no conselho político", disse.

Outras convenções
O PR capixaba oficializou a candidatura à reeleição do senador Magno Malta, além de confirmar a aliança com a chapa ao governo encabeçada pelo senador Renato Casagrande. Também formalizaram esse apoio PTC, PRP, PTN, PHS e PRB.

A candidatura do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Palácio Anchieta garantiu hoje o apoio formal do PTB e do PMN.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host