25/06/2010 - 17h05

Saiba quem é Alvaro Dias (PSDB), possível vice na chapa de José Serra

Do UOL Eleições
De São Paulo
  • O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado

    O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado

Indicado como vice do presidenciável José Serra (PSDB), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) foi reeleito em 2006, após ter assumido o cargo em 1998. Durante seu mandato, ganhou notoriedade pelo trabalho à frente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Terra, que investigou o conflito no campo.

Notório crítico do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Dias iniciou sua trajetória política aos 24 anos, quando foi eleito vereador em Londrina (PR). Logo tornou-se líder do MDB (Movimento Democrático Brasileiro, partido de oposição à ditadura militar que posteriormente se transformaria no PMDB) na cidade, onde também foi vice-presidente da câmara municipal.

Em 1971, foi eleito deputado estadual; três anos depois, elegeu-se deputado federal, obtendo a maior votação proporcional da história do Paraná até então. Foi reeleito em 1978, permanecendo na Câmara dos Deputados até 1982, ano em que obteve uma cadeira no Senado. Na Casa, tornou-se vice líder do PMDB entre 1985 e 1986.

Um ano depois, assumiu o governo do Paraná, após vencer a disputa eleitoral com 68% dos votos. Ao final de seu mandato, em 1991, decidiu sair do PMDB para ingressar no PST, em um primeiro momento, e logo depois em seu atual partido. Já filiado ao PSDB, saiu derrotado das eleições para o governo paranaense em 1994, ficando em segundo lugar com 38,6% dos votos, atrás de Jaime Lerner. Entre 1996 e 1997, foi presidente da Telepar (Telecomunicações do Paraná).

Em 1998 foi eleito senador novamente. Em 2001, ainda sob o governo de seu correligionário FHC (1995-2002), Dias trocou o PSDB pelo PDT, depois de ter sido ameçado de expulsão da sigla por ter votado a favor da criação de uma CPI que investigaria denúncias de corrupção na administração tucana. 

"O PSDB nos exigiu fidelidade à corrupção e não podemos oferecer esse tipo de fidelidade. Nosso compromisso é com os cidadãos que nos elegeram", disse à época. O divórcio, porém, não durou e, em 2003, Dias voltou à antiga casa.

Irmão de Alvaro, o também senador Osmar Dias (PR), que havia deixado o PSDB junto com o irmão para ingressar no PDT, permaneceu na sigla, onde atualmente negocia o lançamento de sua candidatura ao governo paranaense ou, ainda, uma candidatura ao Senado na chapa de Beto Richa (PSDB), caso seu irmão seja confirmado como vice de Serra.

Em 2009, Alvaro Dias foi um dentre dezenas de parlamentares que tiveram o nome envolvido no escândalo das passagens aéreas. Um dos filhos de Dias, Alvaro Filho, usou uma cota custeada por dinheiro público para uma viagem a Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, o senador disse que "houve uma compensação de despesas".

Nascido em Quatá (SP) no dia 7 de dezembro de 1944, Dias foi criado em Maringá (PR) pelos pais, o casal de fazendeiros Silvino Fernandes Dias e  Helena Fredagolli. Formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1967. O senador é casado com Débora Amaral de Almeida Fernandes Dias e, além de Alvaro Filho, tem uma filha, Carolina.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host