24/06/2010 - 16h59

Marina diz que Serra está em campanha desde 2002 e chama Lula de "general de Dilma"

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, provocou nesta quinta-feira (24) seus adversários na disputa eleitoral, afirmando que José Serra (PSDB) está em campanha “desde que perdeu as últimas eleições” e que Dilma Rousseff (PT) tem a seu favor a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ela, “se colocou no papel de seu general eleitoral há quase três anos”.

Em visita a Belo Horizonte, onde participa da convenção estadual do PV, Marina criticou o que define como “vale-tudo” eleitoral, como a tendência de aparecerem dossiês na antevéspera de eleições. “O PV não vai querer compactuar com qualquer atitude que possa extrapolar os direitos das pessoas. Não vale tudo para ganhar uma eleição. Tenho dito para a minha equipe para que a gente possa se firmar por propostas”, disse Marina.

A candidata disse ainda que as pesquisas de intenção de voto mostram que a eleição deste ano não será caracterizada pela polarização entre PT e PSDB. Ela disse enxergar o próprio crescimento nas sondagens feitas com eleitores para cacifar a sua tese.

“Não tenho dúvida que a sociedade brasileira, até mesmo com essas pesquisas, já sinalizou que está revogando o plebiscito. (...) A sociedade brasileira não comprou a tese de uma eleição polarizada entre oposição e situação. (....) Nós já furamos o plebiscito”, disse a senadora do Acre, em uma entrevista coletiva.

Para ela, três motivos a levam a crer na tese que defende: “a trajetória dos candidatos, o compromisso de cada um em integrar e manter os avanços que conquistamos e, ao mesmo tempo, corrigir os erros e apontar para os novos desafios”.

Ela disse ter recebido com satisfação dado da pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, na qual ela aparece com 9%. O levantamento mostra que os entrevistados que mencionaram possibilidade de voto no PV subiram de 27% para 36%. “As pessoas estão começando a conhecer as ideias, as propostas e comparar as trajetórias e vão firmando suas posições a partir daí”, disse.

Para ela, os críticos da sua candidatura não admitem que ela progrediu, apesar afirmar ter de disputar a eleição sem “as estruturas de quem está no governo federal, ou do governo como é o Estado de São Paulo”. A convenção estadual do PV confirmará o nome do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira para a disputa do governo mineiro.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host