23/06/2010 - 17h34

"Não brigo com pesquisa", diz coordenador de Serra; ''Dilma está tranquila'', afirma Dutra

Andréia Martins e Camila Campanerut
Em São Paulo e em Brasília
Do UOL Eleições

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que o resultado da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (23), que apontou a candidata petista Dilma Rousseff com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano e 9% da candidata Marina Silva (PV), mostra que a campanha do PT “está no caminho certo”. "Pesquisa não se comemora, nem se lamenta. Apenas mostra como orientar a campanha", comentou.

Já o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), coordenador da campanha de Serra, mostrou-se surpreso com a divulgação dos dados da pesquisa.  "Não brigo com pesquisa. As informações têm de ser avaliadas, mas não tenho dúvida nenhuma de que crescemos", afimou. “Foi acima do que a gente esperava. Nós estamos trabalhando com empate técnico. Outras pesquisas que nós conhecemos apresentam assim. Eu ainda aposto que, até o final deste mês, os resultados das pesquisas serão de uma ligeira vantagem nossa”, disse. 

Em nota divulgada à imprensa, João Paulo Capobianco, coordenador da campanha de Marina, avaliou, com base no resultado do levantamento,  que "a candidatura do PV entra no período de campanha eleitoral com uma base consistente de apoio e em condições de crescer".  "Os dados mostram aumento da probabilidade de voto na senadora [36% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em Marina; em março eram 27%] e queda expressiva no seu nível de desconhecimento [apenas 13% nunca ouviram falar na candidata; três meses antes, eram 22%], disse."

Dutra disse ter conversado com a ex-ministra da Casa Civil sobre a pesquisa. “Ela [Dilma] está tranquila. Ela sabe que pesquisa não é eleição. A tarefa agora é não deixar a candidatura se contaminar com o ‘oba oba’ e aproveitar a tendência de crescimento da candidata”.

Ainda segundo o presidente do PT, a pesquisa deve trazer preocupação aos tucanos. “A grande expectativa era do PSDB. O [senador] Sérgio Guerra chegou a comentar que o mês de maio era nosso e o de junho deles, com a exposição do Serra nos programas partidários do PPS, DEM e do PSDB. Esse resultado é ruim para eles’, disse Dutra.

Serra não comenta resultado

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) preferiu não comentar o resultado da pesquisa CNI/Ibope.

Segundo a assessoria de Serra, no momento da divulgação ele estava em Guarulhos, participando de uma caminhada ao lado de Geraldo Alckmin (PSDB), candidato do PSDB ao governo de São Paulo, e disse que não daria declarações sem antes ver todos os números da pesquisa.

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host