22/06/2010 - 20h04

PT vai processar Serra por danos morais; campanha tucana repudia ação

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O presidente do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, disse na noite desta terça-feira (22) que entrará com uma ação por danos morais contra o candidato do PSDB à Presidência, José Serra. O tucano acusou no último dia 2 de junho a legenda e a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, de serem responsáveis por um suposto dossiê contra ele.

“Nós consideramos as acusações muito graves e inaceitáveis, nós estamos entrando amanhã com uma ação de danos morais. Continuamos insistindo que queremos fazer uma campanha em torno de ideias”, afirmou Dutra.

Dutra explicou que a decisão do PT surgiu após a negativa de uma interpelação feita na Justiça de São Paulo para que Serra se explicasse.

“Na ocasião, nós dissemos que o PT não tinha ordenado, solicitado nem encomendado qualquer ação de criação de dossiê. (...) Repudiamos este tipo de ação e como nós vivemos num estado de direito, resolvemos fazer uma interpelação judicial o para que o candidato explicasse com o que ele queria dizer. O juiz entendeu que não era o caso de interpelação porque não havia dubiedade”.

Ao participar de um evento na ACSP (Associação Comercial de São Paulo), no centro da capital paulista, Serra disse que "a principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff”. No mesmo discurso, do dia 2, o tucano afirmou que não tinha dúvida de que, “assim como o principal responsável pelo dossiê dos aloprados foi o Aloizio Mercadante, a principal responsabilidade por dossiês em 2002 foi do Ricardo Berzoini".

O deputado José Eduardo Cardozo (SP), um dos coordenadores da campanha de Dilma, disse que a intenção da campanha de Dilma não é entrar em bate-boca desta natureza, mas não se refutarão de entrar quantas vezes for necessário na justiça quando a honra do partido e seus membros forem atingidas.

A campanha de Serra repudiou a ação.  Por meio de uma nota divulgada para a imprensa,  sua equipe reafirmou "o repúdio às tentativas de se fazer política com o uso de falsidades e mentiras, abrigadas em dossiês fajutos feitos com recursos ilegais. Trata-se de uma nova tentativa do PT de inverter a ética e fabricar notícias para escapar das responsabilidades dos seus desvios. Jogar lama na campanha de adversários desrespeita o eleitor brasileiro".
 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host