18/06/2010 - 00h30

Filiados do PT do Maranhão querem anular decisão do diretório nacional sobre apoio a Roseana

Da Agência Brasil

Filiados e dirigentes do PT do Maranhão ajuizaram pedido de mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anular resolução do diretório nacional do partido que decidiu apoiar Roseana Sarney (PMDB) como candidata ao governo do estado.

Os signatários da ação – entre eles Manoel da Conceição e Domingos Dutra, que fizeram greve de fome contra decisão do PT - alegam que participaram como delegados do encontro partidário local ocorrido nos dias 26 e 27 de março, que decidiu pela coligação do PT com o PSB e PcdoB, apoiando como candidato a governador o deputado federal Flávio Dino (PCdoB).

Os delegados ainda afirmam que o diretório nacional do PT não decretou a nulidade da decisão regional nem promoveu uma intervenção formal, mas que, mesmo assim “resolveu ignorar a deliberação da instância regional e aprovar uma coligação estadual majoritária”.

A representação também diz que a imposição foi abusiva e ilegal, desconsiderando as previsões das leis e dos estatutos do PT. “É uma lesão nítida, direta e frontal a direitos subjetivos de seus filiados que, diante da decisão, estão impossibilitados de obter legenda para concorrer nas próximas eleições, na coligação legitimamente deliberada”, diz o documento.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host