16/06/2010 - 16h58

PPS deve indicar vice de Yeda Crusius no RS

Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

A escolha do vice para compor a chapa da governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB), pré-candidata à reeleição, se arrasta há semanas ,mas deve ter seu desfecho até quinta-feira (17). O PP, que indicaria o candidato a vice, deve abrir mão da prerrogativa em favor do PPS, para que o partido volte a integrar a chapa governista. O nome mais cotado é o do deputado Berfran Rosado, que já foi secretário do governo tucano e conta com a confiança de Yeda - que teria barrado alguns nomes, como o do deputado federal Vilson Covatti (PP-RS), em prol de outros com quem teria mais afinidade, como João Carlos Machado, ex-secretario da Agricultura de Yeda.

O PPS havia abandonado a chapa após a decisão do PP de coligar também na eleição para deputado federal. Isso inviabilizaria a candidatura de Rosado, segundo um integrante do PPS, que preferiu não se identificar. “A escolha de Berfran Rosado para vice de Yeda resolveria a situação dele”, afirma.

“Estamos trabalhando numa fórmula mais ampla para dar musculatura à candidatura e chegarmos no segundo turno", afirma o presidente do PP-RS, Pedro Bertolucci, que garante que o partido não se importa de disponibilizar o cargo. “Já que entramos nesse baile, queremos torná-lo interessante. Não vai ser por causa da indicação do vice que vamos deixar de eleger Yeda”, diz.

Rosado é deputado estadual e presidente do PPS no Rio Grande do Sul. Foi secretário do Meio Ambiente no governo de Yeda Crusius. Foi também secretário e articulador político do governo peemedebista de Antonio Britto (1995-1999).

A partir do acordo, a coligação da chapa para o Senado também sofreria modificações. Ana Amélia Lemos, que concorrerá pelo PP, seria a única candidata da chapa, e Vicente Bogo, que deveria concorrer pelo PSDB, passaria a ser suplente.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host