16/06/2010 - 19h20

Flávio Dino discute aliança com Jackson Lago no Maranhão

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
De Brasília

O PCdoB debaterá, durante a convenção nacional do partido, qual será a melhor estratégia a se adotar no Maranhão para a campanha do deputado federal Flávio Dino ao governo Estadual ganhar força e fazer frente à candidata do PMDB, Roseana Sarney, que tem o apoio do diretório nacional do PT. Diante do peso da adversária, Dino negocia aliança com Jackson Lago, do PDT, que também é pré-candidato ao governo.

O deputado explica que a análise do possível apoio à campanha de Lago depende também da avaliação que o TSE fará sobre o projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos com processos em última instância em decisão colegiada. Nesta semana, o tribunal deve responder a uma segunda consulta para saber se a lei vale a partir de quando foi sancionada ou para processos anteriores a sua sanção, que ocorreu em 4 de junho.

Lago teve o mandato de governador cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no ano passado, sob acusação de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2006; em segundo lugar na disputa, Roseana Sarney assumiu o cargo após a cassação do pedetista. “É prematuro dizer que vou retirar a candidatura. É coisa muito incipiente, não chega a ser negociação. Faço porque compreendo a importância do projeto liderado pelo presidente Lula”, justifica Dino.

Sobre a polêmica no estado nordestino, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, defende que a legenda “não espera favores” do PT e que trata as divergências politicamente. “Se não for assim, é difícil ganhar e é mais difícil governar. O PT criou um tipo de sinal que não é bom de constranger militantes”, defendeu.

Com exceção do Maranhão, o evento servirá para oficializar a coligação da legenda com o PT no resto do país e em prol da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. Atualmente, o PCdoB conta com apenas um ministério no governo Lula, o do esportes, sob o comando de Orlando Silva.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host