12/06/2010 - 13h51

Dilma elogia Getúlio, alfineta FHC e promete "governo mais avançado da história"

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Candidata a presidencia Dilma Rousseff (PT) levanta o braço do senador Aloisio Mercadante, ao lado do ministro Carlos Lupi, durante sua participação na convenção nacional do PDT

    Candidata a presidencia Dilma Rousseff (PT) levanta o braço do senador Aloisio Mercadante, ao lado do ministro Carlos Lupi, durante sua participação na convenção nacional do PDT

Durante convenção do PDT para declarar apoio a sua candidatura à Presidência, a petista Dilma Rousseff elogiou neste sábado (12) ícones do partido aliado ao defender a presença do Estado na economia. A ex-pedetista citou Getúlio Vargas, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola.

No único trecho crítico de seu discurso, a cerca de 10 mil pedetistas na capital paulista, a ex-ministra da Casa Civil, filiada ao PT há menos de uma década, também se referiu a uma frase do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Já houve quem dissesse que era necessário virar a página sobre o getulismo. Não se vira a página de quem nos deu a Petrobras, o BNDES, o salário mínimo e a proteção aos trabalhadores”, afirmou.

Dilma estava acompanhada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, do candidato do PT ao governo de SP, Aloizio Mercadante, do pré-candidato pedetista ao governo do Paraná, Osmar Dias (que ainda não havia sinalizado apoio à candidata), e outros políticos das duas legendas.

Pedetistas que falaram antes de Dilma no palanque chamaram a pré-candidata de brizolista. No fim de sua vida, o ícone pedetista estava rompido com o governo Lula e era um feroz crítico do PT.

Ao defender bandeiras históricas do PDT, como questões trabalhistas e educação, Dilma reciclou ainda o slogan utilizado em 2006 na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa aliança PT-PDT vai vencer de novo com a força do povo. É essa força que vai permitir que façamos o governo mais avançado da nossa história.”

Dilma se disse emocionada ao reencontrar membros do partido no qual começou sua militância política e citou ainda o presidente deposto João Goulart, segundo ela, porque propunha progresso com Justiça social. “É este o nosso modelo de desenvolvimento.”

Como filiada do PDT, Dilma foi secretária da Fazenda de Porto Alegre, na gestão de Alceu Collares. Quando se elegeu governador, Dilma tornou-se secretária de Energia. A ex-ministra deixou a sigla pelo PT após uma divisão interna no RS.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host