10/06/2010 - 18h01

Marina critica alianças de PT e PSDB, fala em união com a sociedade e afaga vice

UOL Eleições
Em São Paulo

Minimizando a falta de alianças do PV, Marina Silva oficializou a sua candidatura à Presidência fazendo críticas ao pragmatismo político dos grandes partidos na formação de alianças e disse que a sua aliança “é de novo tipo”. Em seu discurso na convenção nacional do partido, realizado nesta quinta-feira (10) em Brasília, ela afirmou ainda que espera ser a primeira mulher negra eleita presidente do país.

"Não temos política de aliança. Pensando apenas com o velho cálculo pragmático, mais palanques, mais recursos, mais votos, então façamos uma aliança que nós vamos debater o que interessa para nós e no dia 3 de outubro vocês votam no que decidimos, é melhor para nós. Nós decidimos fazer aliança com os jovens, idosos, com os índios, com os negros, e com todos os brasileiros e brasileiras que estão aqui”, disse. "Nós queremos fazer alianças com os núcleos vivos da sociedade".

Slogan do PV à Presidência

Juntos pelo Brasil que queremos. Seja mais 1, já somos milhões

Ao som de bossa nova e frevo, com o slogan "Juntos pelo Brasil que queremos. Seja mais 1, já somos milhões", a senadora e Guilherme Leal oficializaram a chapa dos verdes para a Presidência da República. Cerca de mil pessoas acompanharam a cerimônia, que começou com 1h15 de atraso.

O presidente do PV, José Luiz Penna, abriu oficialmente a cerimônia de oficialização da candidatura. “Figura simbólica para este momento em que precisávamos destroçar as forças conservadoras. (...) E nós encontramos a força simbólica da senadora Marina Silva. E mais ainda, conseguiu sensibilizar Guilherme Leal, que eu não tenho dúvida, além de um grande companheiro será o melhor vice-presidente dos partidos concorrentes”, disse.

Na sequência, Marina e Leal caminharam de mãos dadas até o palanque da convenção, ao som do jingle da campanha “Eu sou brasileiro, eu sou marineiro, eu sou marineiro", criado pelo publicitário Paulo de Tarso.

Depois de ouvir os discursos, Marina assumiu o palanque da convenção. Iniciou seu discurso com o já famoso “companheiros e companheiras”, e elogiou seu vice, Guilherme Leal, que teve alguns problemas ao ler o discurso preparado para a ocasião. "Quem faz política com P maiúsculo não treina como fala", disse Marina.

A senadora começou agradecendo a Deus, à família - "Quero agradecer minha família que dá forças para esse palitinho se manter em plena forma e esteja se colocando como mantenedora de utopias", afirmou ela arrancando risos do público - e aos colegas de partido.

A seguir, apresentou as suas referências. “Eu não quero fazer um discurso em que vocês não estejam incluídos. Eu estou aqui baseada em alguns referenciais. A lutar pelos que não sabem, não podem não tem, para que um dia saibam, possam, tenham. (...) Outro referencial é a juventude. Eles não se envolvem em projeto de poder pelo poder. O jovem se envolve onde está o cheiro da mudança”, disse.

Marina elogiou o controle de inflação e o fato de o Brasil não ter sido abalado pela crise econômica, e também o presidente Lula. "Não preciso, porque sou candidata por outro partido, negar esse feito e a grande conquista do operário Luiz Inácio Lula da Silva, que quebrou o paradigma. Antes se dizia que era preciso crescer para distribuir o bolo. O Lula mostrou que foi distribuindo que continuamos e crescemos".

Sobre políticas sociais, afirmou que "não é fazer para os pobres, é com os pobres que nós temos que fazer", prometendo ampliar o Bolsa Família, e deixou claro que acredita no seu crescimento ao longo da campanha. "É por isso que nós não vamos aceitar o veredito do plebiscito. Não há veredito. Ele vai ser revogado pelo povo brasileiro", criticou Marina, em nova referência à polarização eleitoral entre Serra e Dilma.

"Nos vamos nos encontrar no segundo turno", disse, ao comparar as características dos últimos governantes brasileiros, um intelectual, o outro, operário. E encerrou questionando: "Que marcas o povo brasileiro quer que o próximo presidente ou a presidente do Brasil tenha?".

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host