25/05/2010 - 10h56

Crescimento "aflorou" deficiências em infraestrutura do país, diz presidente da Abdib

Do UOL Eleições
De São Paulo

Para Paulo Godoy, presidente da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base),o crescimento econômico nos últimos anos "aflorou" as deficiências do país na área de infraestrutura. "O Brasil precisa chegar a um investimento de R$ 160 bilhões ao ano no setor", disse. "Petróleo e gás são a vanguarda atual do investimento em infraestrutura, que representam quase metade desse aporte".

Godoy citou um estudo sobre a competividade econômica do Brasil, realizado pela consultoria Ideias. Segundo a pesquisa, o setor privado nacional ocupa a 27º colocação em um ranking com 133 nações.

No entanto, o Brasil atinge apenas a 128ª posição do mesmo índice quando se leva em conta apenas a eficiência do Estado, o que deixa o país no 56º lugar geral. "Está evidente que nós precisamos melhorar fortemente a eficiência do Estado", disse o dirigente empresarial.

Godoy participa do Encontro da Indústria com os Presidenciáveis, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta terça-feira (25) em Brasília.

Ao longo do evento, empresários apresentam aos três principais presidenciáveis - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) - as principais reivindicações do setor, além de submeter os pré-candidatos a uma sabatina sobre suas propostas para a política industrial do país.

Além de Godoy, participaram, pelo lado do empresariado, André Gerdau, diretor do grupo Gerdau; Robson Braga, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer; e Horácio Lafer Piva, presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), além do deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da CNI, dentre outros.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host