21/05/2010 - 17h48

PSB lança Skaf em SP, critica polarização PSDB-PT e tenta aproximar discurso dos mais pobres

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) desde 2004, o empresário Paulo Skaf lançou nesta sexta-feira (21) sua pré-candidatura ao governo do Estado paulista pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). O evento do lançamento começou com mais de uma hora de atraso, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na zona sul da capital.

Skaf tentou aproximar seu discurso das camadas mais pobres da população. "Todos nós queremos que esse Estado rico, que é São Paulo, seja uma referência para o mundo mas não só no comércio e na indústria, mas sim no respeito às pessoas", disse. Ele propôs a criação de "governadorias e conselhos com autonomia progressiva" para descentralizar o poder no Estado.

"São Paulo é o núcleo da ideia de termos apenas dois partidos no País", disse o presidente estadual da sigla, deputado Márcio França, em referência indireta à hegemonia política de PT e PSDB. "Nós respeitamos todas as outras forças, mas aqui, no ninho da serpente, teremos candidatura própria", disse. Com sua pré-candidatura, Skaf embrulha o xadrez político do PT, que pretendia lançar o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) como candidato único do campo de esquerda na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Ao lado de Skaf, estavam, além de França, o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), o senador Renato Casagrande (PSB-ES), dirigentes regionais, prefeitos da sigla e o publicitário Duda Mendonça, criador do slogan "Preste atenção nesse cara". O ex-jogador Marcelinho Carioca marcou presença como pré-candidato à deputado federal.

"O que acontece em São Paulo repercute no Brasil todo", disse Casagrande. "Essa decisão vai mostrar que há outra alternativa para esse Estado", afirmou. "Ao longo desses últimos 20 anos não se conseguiu resolver os problemas estruturantes", disse Ricardo Coutinho, pré-candidato do PSB ao governo da Paraíba. "Há 20 anos a mesma força política governa esse Estado", criticou, sem mencionar o PSDB.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host