13/05/2010 - 20h19

Na TV, PT compara governos Lula-Dilma e FHC-Serra; Lula vê semelhança entre Dilma e Mandela

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizada às 21h23

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, foi a grande estrela da propaganda obrigatória do partido, veiculada nesta quinta-feira (13) no rádio e na TV. A ex-ministra da Casa Civil e o presidente Lula se alternaram para falar sobre o que Dilma fez durante o atual governo e de sua história política. O programa ainda comparou nominalmente os governos Lula-Dilma e FHC-Serra.

Ao longo dos dez minutos de propaganda, o PT comparou dados da criação de empregos, renda, salário mínimo, dos governos Lula-Dilma e FHC-Serra. Lembrou ainda o racionamento de energia dos tucanos e disse que não houve racionamento durante o governo petista.

A história de Dilma durante a ditadura militar também foi lembrada. A petista fez uma espécie de mea culpa. Lutei “com os meios e concepções que eu tinha”, disse. “Quando o Brasil mudou, eu mudei”. Segundo Lula, a petista “tem a ternura e a sensibilidade no jeito de fazer política dos mineiros e a intrepidez dos gaúchos”.

TSE multa Dilma e PT por propaganda eleitoral antecipada

Mandela

O presidente ainda comparou a trajetória de Dilma com a de Mandela, ex-presidente sul-africano que ficou preso por 27 anos durante o regime de Apartheid naquele país.

Dilma apresentou programas como o Luz para Todos. A petista apareceu em uma propriedade rural conversando com uma moradora que teria sido beneficiada pelo programa de eletrificação. “Quero garantir pra senhora que vai continuar mudando pra melhor”, diz a ex-ministra.

No fim do programa, os ministros Guido Mantega, da Fazenda, Fernando Haddad, da Educação, e Paulo Bernardo, do Planejamento deram depoimentos sobre a atuação de Dilma no executivo federal.

Risco de não ir ao ar

O Partido dos Trabalhadores obteve uma vitória na Justiça na noite desta quinta-feira (13), quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não conseguiu julgar a tempo as duas representações do PSDB e DEM que pediam a suspensão da exibição da propaganda partidária de 10 minutos em rede nacional.

O parecer do Ministério Público Eleitoral encaminhado ao TSE é favorável à punição do PT, alegando que a legenda utilizou uma propaganda exibida em dezembro do ano passado para promover o nome da pré-candidata do partido, a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host