13/05/2010 - 11h46

Lula está acima do bem e do mal, diz Serra

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta quinta-feira (13) à Rádio Jornal de Recife (PE) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "acima do bem e do mal". Na entrevista, ele disse ainda: "sou contra liberar maconha, qualquer [outra] coisa". Serra garantiu nunca ter experimentado a droga. "Eu não fumo. Então quando me ofereceram...para eu botar fumaça no corpo é um escândalo", brincou.

Um dos entrevistadores da Rádio Jornal perguntou a Serra quem era "mais de esquerda", Lula ou o próprio Serra. Se esquivando da resposta, o ex-governador considerou a si mesmo "de esquerda"; foi então provocado sobre o apoio que recebeu de partidos tidos como de direita, como o DEM. "Veja também o outro lado", disse, em referência ao arco de alianças que dá sustentação ao governo Lula. "Eu não faço troca-troca [de cargos]. Nunca fiz, o pessoal nem vinha propor", afirmou.

Ele criticou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) pelo aparalheamento político e prometeu diminuir a quantidade de cargos comissionados no governo federal. "Nós estamos numa situação de calamidade", atacou, mencionado a situação de diversos aeroportos pelo Brasil.

Popularidade

Serra tentou se vincular ao Nordeste, falando sobre suas origens no bairro da Mooca, em São Paulo. "Lá era o berço da industrialização, o primeiro lugar onde os nordestinos chegavam", contou. "Eu vim para Recife pela primeira vez em 1963, com 21 anos, a convite de Miguel Arraes".

Questionado sobre o que pretende fazer para superar a popularidade do presidente Lula em Pernambuco, Serra parafraseou seu próprio slogan de campanha, "O Brasil pode mais". "A popularidade do Lula aqui é merecida. Mas ele não é candidato", afirmou, sem mencionar a candidata do presidente, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). "O Brasil tem que olhar para o futuro. Pernambuco pode muito mais. Eu vou tocar tudo isso [obras pendentes]", garantiu.

O presidenciável defendeu a criação, em todo país, de estabelecimentos públicos para a realização de exames e agendamento de consultas sob administração de organizações sociais. "O governo federal tem de criar junto com Estados e municípios", afirmou. Enquanto discorria sobre seus feitos na área da Saúde, Serra disse que "criaria o Ministério do Deficiente" para cuidar das pessoas com necessidades especiais.

O pré-candidato tucano disse ainda que dará continuidade às obras de transposição do rio São Francisco caso seja eleito. "Eu vou fazer a transposição com a revitalização do rio", afirmou.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host