12/05/2010 - 19h07

Serra promete criar Polícia Federal uniformizada "muito numerosa" se eleito

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra prometeu criar uma Polícia Federal uniformizada caso seja eleito à Presidência da República nas eleições de outubro. O ex-governador de São Paulo falou ao apresentador Ratinho, em entrevista veiculada no início da noite desta quarta-feira (12) pelo SBT.

"Temos que criar um outro ramo da Polícia Federal que seria uma Polícia Federal uniformizada, muito numerosa, especializada em fronteira, meio ambiente, em coisas que realmente tenham significado", disse. "Para isso é preciso criar o Ministério da Segurança", defendeu. O presidenciável cogitou até mesmo mudar a Constituição para que o governo federal possa agir mais efetivamente contra a violência nas grandes cidades. 

Veja trechos da entrevista de José Serra

"Os homícidios caíram 70% nos últimos 10 anos em São Paulo, e você acha que a população se sente segura? Claro que não. É um problema grave no Brasil inteiro, e o governo federal tem que entrar na luta pela segurança (...) Tem [jeito de o Governo Federal entrar no combate à violência urbana], nem que tenha que fazer mudança na Constituição", afirmou. "Tem que ter mais gente e tecnologia [para controlar o tráfico na fronteira]".

Durante a entrevista, Serra prometeu investimentos em infraestrutura, incluindo a construção de ferrovias, estradas e hidrovias. "Eu não vou brigar por, eu vou fazer [ferrovias]". O apresentador Ratinho rebateu, dizendo que o PSDB, partido de Serra, não fez as obras citadas nos oito anos em que esteve no poder (1995-2002). "O atual governo também não fez", rebateu o presidenciável.

O pré-candidato tucano garantiu ainda que irá reforçar o Bolsa Família caso vença a disputa presidencial, e tentou vincular o programa a sua gestão como ministro da Saúde no governo FHC. "O programa foi formado a partir das coisas que já existiam, como o Bolsa Alimentação, que eu criei quando era ministro da Saúde. O Lula pegou e juntou tudo no Bolsa Família, o que eu achei uma boa ideia", disse.

Ping-pong de Serra no Programa do Ratinho

Obama Bom presidente
Lula Homem muito simpático
Pedágio Das coisas que não se foge na vida, como a morte
Imprensa Necessária
Poder Para ser solidário
Dilma Mulher de valor, como Marina
Política Mal necessário
Saúde pública Crucial

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host